Autoria de Lu Dias Carvalho (Cliquem na imagem para ampliá-la.)
Lembremo-nos de que até então nenhum artista fora capaz de trazer tanta inovação para a arte quanto o italiano Giotto di Bondone, ao descobrir como se criava uma ilusão de profundidade numa superfície plana, trazendo a sensação de que a cena acontecia num palco. É por isso que ele mudou toda a concepção da pintura. Deixou-se guiar pela recomendação dos frades pregadores que em seus sermões pediam aos devotos que tentassem conceber uma imagem visual mental em relação às narrativas cristãs e, mais do que vê-las, procurassem senti-las. Deveriam imaginar como os fatos narrados teriam acontecido, como se a história sagrada estivesse acontecendo diante de seus olhos. Estudaremos agora uma das mais famosas pinturas de Giotto. Primeiramente é necessário acessar o link Giotto – A LAMENTAÇÃO DE CRISTO e ler o texto com muita atenção, sempre voltando a esse quando se fizer necessário.
Obs.: Estou notando que alguns participantes não leem a explicação sobre a obra em estudo, não se direcionando ao link em destaque, o que empobrece sua capacidade interpretativa das obras de arte. Faz-se necessário ler o texto integralmente!
- As mais famosas obras de Giotto foram feitas usando a técnica ………., assim chamada porque a cena tinha que ser pintada na parede, enquanto o emboço ainda estava úmido.
- da aquarela
- do guache
- do mosaico
- do afresco
- O tema desta composição é:
- A Virgem abraçando o filho pela última vez.
- A revoada de anjos descendo jubilosa do céu.
- O velório em torno do corpo de Jesus Cristo.
- O sofrimento dos santos diante da morte de Cristo.
- Em relação à obra podemos dizer que Giotto:
- Seguiu ao pé da letra as recomendações da Igreja.
- Mostrou-se interessado em mostrar a cena como a imaginava.
- Representou o que realmente havia acontecido.
- Retratou diferentes episódios dentro de uma mesma pintura.
- O gesto de São João visto na pintura é de….
- dor e indignação.
- tristeza e pessimismo.
- Incredulidade e respeito.
- indiferença e aceitação.
- De acordo com a distribuição das figuras na composição somos levados a imaginar que:
- Elas se mostram emboladas.
- Faltam ar e espaço entre elas.
- Nenhuma delas pode se mover.
- Existem ar e espaço entre elas.
- São afirmações corretas acerca de Giotto di Bondone e sua obra, exceto:
- Apresenta personagens realistas e tridimensionais.
- Rompe com as regras da arte bizantina e do cristianismo.
- Impede o observador de ligar-se ao tema da composição.
- Quebra a rigidez da composição bizantina.
- A composição apresenta o corpo de Cristo que foi retirado da cruz, sendo rodeado por sua chorosa família e seus amigos, quase todos de cabeça baixa e de ombros caídos, pouco antes de seu sepultamento.
O ponto central da obra é:- Jesus Cristo
- A Virgem Maria
- São João Evangelista
- Maria Madalena
- O principal foco de emoção da cena, atraindo o olhar compungido do observador, está…..
- no rosto e mãos das figuras;
- na postura do corpo de Maria;
- no corpo de Jesus Cristo;
- nas mulheres de costa.
- Apesar da indignação, os personagens portam-se com extremado………… diante do corpo sem vida de Jesus.
- calma
- respeito
- submissão
- indiferença
- Apenas uma das afirmativas abaixo em relação aos anjos está incorreta:
- Doze anjos espalhados pelo céu azul assistem à cena com grande pesar.
- Alguns abrem os braços, enquanto outros apertam o rosto com as mãos.
- Eles rezam ou choram, olhando desconsolados para todas as direções.
- O desespero dos anjos contrasta com a cena taciturna vista embaixo.
- A paisagem repassa uma sensação de tristeza com sua árvore morta que simboliza a frágil árvore do conhecimento………..
- da tristeza e da dor.
- do bem e do mal.
- do renascer da vida.
- da bondade e do amor.
- Com esta composição o fenomenal artista italiano Giotto di Bondone antecede o uso ………………. que só viria a ser totalmente desenvolvida cem anos depois.
- da bidimensionalidade
- da tela plana
- do esboço
- da perspectiva
Gabarito
1.d / 2.c / 3.b / 4.a / 5.d / 6.c / 7.b / 8.a / 9.b / 10.a / 11.b / 12.d
Obs.: Conheça a vida do artista acessando o link abaixo:
Mestres da Pintura – GIOTTO DI BONDONE
Views: 13