Autoria de Lu Dias Carvalho
(Faça o curso gratuito de História da Arte, acessando: ÍNDICE – HISTÓRIA DA ARTE)
Pintávamos na ventania, ao sol, na chuvarada e na neblina. Eram telas e telas. Era a tormenta, era o farol, eram as casinhas dos pescadores escorregando pelos morros, eram as paisagens circulares, o sol e a lua e o mar. (Anita Malfatti)
O maior progresso que realizei na minha vida foi nessa ilha e nessa época de ambientes muito especiais. Eu vivia encantada com a pintura. (Anita Malfatti)
A composição O Farol, obra da pintora Anita Malfatti, situa-se entre as suas obras mais famosas. É também conhecida como O Farol de Monhegan. Foi pintada na ilha de Monhegan, na costa leste estadunidense, ao ar livre, quando era aluna do professor Homer Boss, que permitia que seus alunos expressassem-se com liberdade, espalhando-se pelo local. Anita retrata o farol da ilha e as casinhas próximas a ele.
A pintora traz à tona, nesta obra e em algumas outras, as influências expressionistas aprendidas durante o tempo em que passou estudando na Alemanha. Ela distribui sobre a tela uma infinidade de cores fortes e vibrantes, que repassam um grande dinamismo.
O céu de O Farol traz uma infinidade de cores, destacando as pinceladas enérgicas e ligeiras da pintora, que passam a sensação de certa agitação, embora embaixo reine tranquilidade. As pinceladas de cor branca levam luminosidade ao céu da pintura. Esta obra também nos lembra o artista holandês Vincent van Gogh.
Esta pintura faz parte das obras da artista, expostas na Semana de Arte Moderna. Anita Malfatti expôs 53 trabalhos, entre figuras: Tropical (1917), A Estudante Russa (ca.1915), O Japonês (1915-1916), O Homem Amarelo (1915-1916), A Mulher de Cabelos Verdes (1915-1916)]; paisagens: O Farol de Monhegan (1915), A Ventania (1915-1917), A Palmeira, O Barco (1915); gravuras : Boneca Japonesa, Anjos de Rubens, O Burrinho; caricaturas e desenhos: Festa no Trianon, Impréssion de Matisse, O Movimento.
Ficha técnica
Ano: c. 1915-1916
Dimensões: 46,5 x 61 cm
Técnica: óleo sobre tela
Localização: Acervo da Coleção Gilberto Chateaubriand, MAM, Rio de Janeiro, Brasil
Fonte de pesquisa
Anita Malfatti/ Coleção Folha
Views: 487
Em qual museu esta obra se encontra?
Bruno
Logo abaixo do texto está a ficha técnica da obra com todas as informações. Certo?
Agradeço a sua visita e comentário.
Abraços,
Lu
alguem me pode falar em que museu esta a obra?
Muitos legal!
Pode me dizer onde encontrou essas citações da Anita:
“Pintávamos na ventania, ao sol, na chuvarada e na neblina. Eram telas e telas. Era a tormenta, era o farol, eram as casinhas dos pescadores escorregando pelos morros, eram as paisagens circulares, o sol e a lua e o mar.”
Marina
A fonte das citações de que fala encontra-se abaixo do texto (Fonte de Pesquisa).
Amiguinha, agradeço a sua visita e comentário. Será sempre um prazer encontrá-la neste espaço.
Abraços,
Lu
Ah, verdade, não tinha reparado haha. Obrigada!
Marina
Sem problemas!
Beijo,
Lu
Olá, Lu,
gostaria de saber se Anita levou O FAROL para expor na semana de Arte Moderna. Tenho um trabalho para fazer e não encontro relatos sobre as obras que ela levou.
Ana Angélica
Anita Malfatti expôs 53 trabalhos, entre figuras: Tropical (1917), A Estudante Russa (ca.1915), O Japonês (1915-1916), O Homem Amarelo (1915-1916), A Mulher de Cabelos Verdes (1915-1916)]; paisagens: O Farol de Monhegan (1915), A Ventania (1915-1917), A Palmeira, O Barco (1915); gravuras : Boneca Japonesa, Anjos de Rubens, O Burrinho; caricaturas e desenhos: Festa no Trianon, Impréssion de Matisse, O Movimento.
Amiguinha, “O Farol”, também conhecido como “O Farol de Monhegan” fez parte, sim, da exposição da artista na Semana da Arte Moderna. Espero ter ajudado.
Beijos,
Lu
Lu
Ajudou muito! Obrigada.
Bacana me ajudou na aula de Arte. Sou professor. Muito bom!
Haroldo
É muito bom saber que o artigo foi de serventia para você. Temos outros artigos sobre obras de Anita Malfatti e também de outros pintores brasileiros, assim como de muitos extrangeiros. Será sempre uma honra contar com a sua presença.
Abraços,
Lu
Nossa! Muito obrigada! O artigo me ajudou no meu trabalho de artes da escola. Era tudo que eu precisava!
Gabrieli
Fico feliz ao saber que o texto ajudou-a em seus trabalhos escolares. Você encontrará muitos outros, assim como diferentes assuntos para pesquisa. Esta é a finalidade deste blog. Repasse para seus colegas o nosso endereço.
Agradeço sua visita e comentário. Venha sempre nos visitar.
Abraços,
Lu
Boa tarde!
Tenho em meu poder uma colecção de artistas brasileiros, entre eles, este farol, cópias de artistas brasileiros, feitas por JOSE PIQUET CARNEIRO, em 1973. É um album muito bem feito. Podem me dizer alguma coisa sobre esse álbum.
Obrigada!
Adelina Franco
Adelina
Pesquisando encontrei:
“CARNEIRO, José Piquet (Org.) : ARTE BRASILEIRA 2. Riex. Rio de Janeiro. 1973. São dez reproduções originais. Uma de cada pintor: Anita Malfatti, Antônio Bandeira, Burle Marx, Djanira, Di Cavalcanti, Glauco Rodrigues, Guignard, Pancetti, Portinari e Volpi (10). Encadernação original (Tecido) em ótimo estado. Exemplar Nº 0339. Formato 48x42cm. Reproduções em perfeito estado de conservação. Bela edição. Segue caixa papel original da edição.”. Veja o endereço: https://www.levyleiloeiro.com.br/peca.asp?ID=188290&ctd=438&tot=600&tipo=
O texto diz que são reproduções originais. Aconselho-a a levá-las a uma escola de pintura idônea ou a um museu de artes pictóricas, para pedir que sejam avaliadas.
Um grande abraço,
Lu
Legal!
Lucida
Que bom que tenha gostado do artigo. Agradeço sua visita e comentário. Volte mais vezes e fale deste blog para seus amigos.
Grande abraço,
Lu
Muito boa pesquisa, excelente!
Amiga
Agradeço a sua visita ao blog. É sempre bom saber que podemos ajudar, trazendo informações com fontes seguras. Temos o estudo de diversos pintores, nacionais e internacionais. Sinta-se em casa. E traga seus colegas e amigos.
Abraços,
Lu