Baldovinetti – RETRATO DE UMA DAMA EM AMARELO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

redudaea

O pintor italiano Alessio Baldovinetti (c. 1425-1499), natural de Florença, foi o mais considerável representante, em sua cidade natal, do início da Renascença. Foi aluno de Domenico Veneziano, a quem tomou como modelo, assim como recebeu influências de Fra Angelico, Andrea del Castagno e Piero della Francesca. Em seu trabalho foi capaz de mesclar, com maestria, vários informações das técnicas desses artistas. Além de fazer desenhos de vitrais, mosaicos e marcheteria, ainda fazia retábulos e decorava paredes de igrejas. Também supervisionou restauros. Artistas posteriores a ele, como Domenico Ghirlandaio, Antonio del Polaiuolo e Andrea del Verrochio, usaram seu trabalho como fonte de inspiração.

A composição Retrato de uma Dama em Amarelo tem sido delegada, ao longos dos tempos, a diferentes pintores, mas a maioria dos historiadores da arte contemporâneos atribuem-no a Alessio Baldovinetti. A retratada era tida como a Condessa Palma de Urbino e, posteriormente como Francesca Stati, mulher do poeta Ângelo Galli de Urbino. Atualmente é tida como sendo a irmã de Piero Soderini, em razão do bordado que se apresenta na manga de sua blusa, motivo decorativo usado pela família.

Este magnífico retrato  traz uma jovem de perfil, imóvel, diante de um forte e uniforme fundo azul, que destaca ainda mais a sua figura. Embora não seja bonita, mostra-se muito elegante. Seus contornos são nítidos, sendo a pálida pele do rosto e do pescoço alongado muito lisa e delicada. Sua boca está fechada, com o lábio inferior projetando-se sobre o superior. Ela  traz o olhar fixo em algo. Uma fina linha branca acentua seu perfil meio duro. A posição de perfil foi muito usada pelos pintores da Renascença.

Os cabelos dourados da retratada estão ornamentados com uma faixa de pano, encimada por um enfeite de pérolas. Um cordel preto circula parte de sua testa raspada, conforme moda da época, até sumir em meio à massa de cabelos loiros. Um colar de contas redondas cinge-lhe o pescoço, trazendo como pingente uma pérola. Suas sobrancelhas finas parecem ter sido raspadas e feitas a lápis. Ela veste uma blusa amarela, e aparenta ter seios diminutos. A blusa, com decote em V e manga fofa bordada em preto, com três folhas de palmeira, é o que mais atrai a atenção do observador. É possível notar um pequeno detalhe da saia avermelhada.

Obs.: Este retrato ainda mantém sua moldura original em ouro.

Ficha técnica
Ano: c. 1465
Técnica: têmpera sobre madeira
Dimensões: 62,8  x 40 cm
Localização: Galeria Nacional, Londres, Grã-Bretanha

Fonte de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
https://www.nationalgallery.org.uk/paintings/alesso-baldovinetti-portrait-of-a-lady

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *