Cassatt – MULHER SENTADA COM…

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

A pintora estadunidense Mary Cassat (1844 – 1926) mudou-se para a França em busca de melhores oportunidades em sua arte, uma vez que em seu país as convenções burguesas eram desfavoráveis a seu trabalho. Em Paris ela continuou a sua aprendizagem artística e também passou a expor suas obras no Salão, sendo também a única mulher estadunidense a participar das exposições impressionistas. Isso se deveu, sobretudo, a Edgar Devas – seu amigo e mentor – responsável por inseri-la no grupo dos impressionistas. Seus temas prediletos eram sobre teatros e a Ópera de Paris, interessando-se principalmente pelas mulheres – ansiosas para se exibirem – que iam a tais lugares, servindo o teatro apenas como pano de fundo. Cassat também mostrou mulheres em casa, na lida com seus filhos, como na tela que ora vemos, mas jamais num café. Ela nunca acompanhou seus amigos impressionistas em tais lugares – tidos como próprios de homens e nada respeitáveis para mulheres burguesas.

A composição intitulada Mulher Sentada com Criança no Colo é uma obra da artista. A pintora, nesta tela, volta toda a sua atenção para a criança, enquanto a mãe – de costas para o observador – encontra-se sentada numa volumosa cadeira de braços, cujo encosto oval cobre quase inteiramente suas costas, de frente para o lavatório. Apenas o cabelo escuro enrolado num coque e seu vestido branco determinam-na. A criança rechonchuda e corada encontra-se inteiramente nua, com o braço esquerdo e a cabecinha descansando no ombro esquerdo da mãe. Ela se encontra de frente para o observador e parece ainda meio sonolenta. As duas grandes figuras estão inseridas num pequeno espaço, o que parece ser um interior burguês.

Em frente à mãe e à criança está uma mesa. Nela é visto um jarro dentro de um recipiente de louça, utensílios usados no banho, o que alude à limpeza e também à inocência do bebê. Muitas das obras da pintora nasceram de seus círculos pessoais familiares, ou seja, ela retrata cenas de sua própria classe social.

Ficha técnica
Ano: 1890
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 81 x 65,5 cm           
Localização: Museu de Arte, Filadélfia, EUA

 Fontes de Pesquisa:
Impressionismo/ Editora Taschen
https://www.museobilbao.com/in/obras-maestras/mary-cassatt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *