Autoria de Lu Dias Carvalho
Di foi o primeiro a trazer para a pintura a gente dos morros, a gente dos subúrbios, onde nasceu o samba. (…) O que lá se passa é autêntico, de origem e sensibilidade. (Mário Pedrosa)
Na sua composição Casa Vermelha, o pintor brasileiro Di Cavalcanti apresenta três personagens femininas, que ocupam o centro da tela.
Uma das mulheres está de frente para o observador, parecendo fitá-lo. Ela traz as mãos entrelaçadas à frente do corpo e as pernas ligeiramente abertas. De costas para o observador, estão duas outras mulheres. A que se encontra à esquerda, traz na cabeça um cesto, que é firmado por sua mão esquerda, enquanto gesticula com a outra. A terceira mulher, à direita, encontra-se de perfil, como se conversasse com a companheira.
Ao fundo, estão três casas, sendo duas à direita da rua e uma à esquerda. Dentre elas está a casa vermelha, que dá nome ao quadro.
Ficha técnica
Ano: sem data
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 80 x 60 cm
Localização: Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, S. Paulo, Brasil
Fonte de pesquisa
Di Cavalcanti/ Coleção Folha
Views: 17
Lu, gostaria de saber sobre um quadro que achei numa obra antiga, abandonada, do autor Emíliano de Cavalcanti, de 1945. Trata-se de uma casa vermelha, óleo sobre tela, Galeria da Pinacoteca do Estado de São Paulo. É um quadro assinado a caneta atrás de 1961; é um quadro bem antigo. Será que teria algum valor esta obra de arte?
Valcir
Sendo uma obra de Di, seria, sim, um quadro muito valioso, ainda mais que o artista já se encontra morto. Envie uma foto pelo meu e-mail que está na primeira página do site.
O Di estava em que fase quando fez esta obra?
Ana
Eu realmente não sei. Nada encontrei a respeito, mas pela data da obra (embaixo do texto) dá para você ter uma ideia.
Abraços,
Lu