Gainsborough – O PASSEIO MATINAL

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

 Autoria de LuDiasBH

opama

A composição O Passeio Matinal, também conhecida por William Hallett e sua Esposa Elizabeth Hallett, é uma obra do pintor inglês Thomas Gainsborough, que representa um casamento formal de um casal aristocrático. É tido como o seu mais louvado retrato, dentre os últimos feitos de corpo inteiro.

O retrato duplo de corpo inteiro do senhor e senhora Hallett está longe de ser um retrato tradicional, uma vez que o pintor não teve a intenção de descrevê-los, mas apenas apresentá-los, segundo uma visão poética, num parque de vegetação não arranjada. Além disso, marido e mulher são mostrados passeando, num momento de intimidade natural.

 O jovem e elegante casal caminha romanticamente pelo parque, de braços dados, sob uma suave luz matinal. Ambos olham à sua direita, como se algo lhes tivesse chamado a atenção. Atrás deles, como pano de fundo, árvores, relva e céu estão em perfeita sintonia com o romântico par que se mostra totalmente integrado à paisagem.

A pintura quase nada relata sobre a posição social de ambos, a não ser pelas vestes. Um cão, cujo pelo traz as mesmas cores do vestido vaporoso da mulher, como se fosse a continuidade dele, caminha ao lado dela, observando-a. O homem usa roupas escuras de veludo e seda, contrastando com as de sua mulher. Sua jaqueta, com grandes botões dourados, está aberta e sua mão esquerda segura um chapéu. Ela usa um vestido claro de seda marfim, sombreado pelo verde das árvores e traz na cintura uma faixa de seda preta. Seu volumoso chapéu, com três enormes plumas, parece bater na ramagem da árvore.

Ficha técnica
Ano: c. 1785
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 236 x 179 cm
Localização: National Gallery, Londres, Grã-Bretanha

Fontes de pesquisa
Thomas Gainsborough / Abril Cultural
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann
http://www.wga.hu/html_m/g/gainsbor/10hallet.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *