Gentile Bellini – S. MARCOS PREGANDO EM ALEXANDRIA

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

smarpreal

A composição São Marcos Pregando em Alexandria, também conhecida como A Pregação de São Marcos em Alexandria,  ou ainda, São Marcos Pregando na Praça Santa Eufêmia, em Alexandria, no Egito, é uma obra do pintor italiano Gentile Bellini. A obra foi encomendada por uma associação religiosa para ornamentar a Scuola di San Marco, uma vez que o culto de São Marcos em Veneza confundia-se com a própria cidade. Este quadro ficava na biblioteca, no primeiro andar, juntamente com seis outros relativos ao referido santo. Embora não conhecesse a cidade de Alexandria, o pintor situou o sermão do pregador ali, diante de um grupo de venezianos e orientais, propiciando um belo e exótico cenário oriental. Ao incluir-se na cena, ele a transpôs para a sua época, sem observar o enquadramento histórico.

A gigantesca tela traz em sua parte central a fachada de uma igreja, com contrafortes semicirculares a reforçá-la. O artista não retratou uma obra real, apenas idealizou grande parte dela, pois as três cúpulas e o arco superior remetem à Basílica de São Marcos, em Veneza. A obra refere-se à cidade de Alexandria, embora tenha sido pintada em Veneza. Pelos azulejos decorados das escadas e do pedestal, onde se encontra São Marcos a pregar, pode-se concluir que Gentile Bellini admirava a cidada de Constantinopla, que visitara, pois esses foram pintados de acordo com a cultura islâmica. A cidade aqui é vista como exótica, com as figuras usando toucados e enormes gorros, além da presença de dois dromedários e de uma girafa.

São Marcos apresenta-se à esquerda de uma praça retangular, de pé sobre uma espécie de púlpito, trajando um manto azul, cuja cor não está presente na vestimenta dos demais, diferindo-o, portanto, das pessoas à sua volta. Ele traz a mão direita erguida, enquanto segura um pergaminho com a esquerda, em referência ao fato de ter sido um dos quatro evangelistas. Atrás do pregador, um homem,  sentado num banco, parece ler ou fazer anotações. Uma multidão, formada por homens, mulheres árabes e crianças, composta por cristãos e pagãos, imobiliza-se para ouvir o pregador. Algumas pessoas transitam pela praça, incluindo homens montados em seus cavalos, e pequenos grupos conversam.

Artista meticuloso, Gentile Bellini retratou as roupas da época com extrema exatidão. À direita são vistos homens usando enormes gorros vermelhos, semelhantes aos da aristocracia militar circassiana. As mulheres, postadas na parte central da composição, mais próximas a São Marcos, encontram-se acocoradas, excetuando duas delas. Usam um toucado alto, encimado por uma túnica branca. São vistos também o obelisco egípcio  e os minaretes muçulmanos, assim como as casas cúbicas de telhado plano e caiadas de branco.

O artista preocupou-se em mostrar profundidade espacial, usando a perspectiva central e as listras de pedra clara. Em seu testamento, o artista delegou a seu irmão mais novo, Giovanni Bellini, a incumbência de completar esta pintura, que ainda se encontrava inacabada por ocasião de seu falecimento.

Ficha técnica
Ano – c. 131505
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 347 x 770 cm
Localização: Pinacoteca de Brera, Milão, Itália

Fontes de pesquisa
Los secretos de las obras de arte/ Taschen
Enciclopédia dos Museus/ Coleção Mirador
1000 obras-primas da cultura europeia/ Könemann

2 comentários em “Gentile Bellini – S. MARCOS PREGANDO EM ALEXANDRIA

  1. Micaely Pernambucana

    Excelente Artigo!
    Sempre visito este blog, e tenho aprendido muitas coisas legais aqui. O blog sempre tem informações e dicas interessantes, muito bom… Parabéns!

    Posso postar este artigo no meu Facebook?

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Micaely

      É um grande prazer recebê-la neste espaço. Tenho muitos leitores pernambucanos. Fico feliz pelo fato de você ter gostado deste blog. Continue nos visitando e deixando os seus comentários.

      Você pode, sim, minha amiguinha, publicar o artigo em seu Facebook, mas não se esqueça de colocar a autoria. Gostaria também que desse o endereço deste espaço, para ganharmos mais leitores.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *