Mestre de S. Colomba – CENAS DA VIDA DE S. COLOMBA

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

O tríptico Cenas da Vida de Santa Colomba foi criado por um pintor anônimo, seguidor de Giotto, no início do século XIV. Presume-se que tenha sido executado para a catedral de Rami, dedicada à Santa Colomba, mártir da Idade Média. A catedral foi destruída em 1815 . Segundo alguns estudiosos (teoria não aceita por unanimidade), os painéis faziam parte de uma composição de face dupla, que ornamentava o altar principal da catedral. Atualmente, os outros painéis encontram-se em diferentes museus.

O tríptico retrata a vida de Santa Colomba, ou Comba, também conhecida por Virgem de Sens, que foi martirizada durante o reinado do Imperador Aureliano, que não conseguiu seduzi-la. Conta-se que, por isso, fora encerrada numa cela de um anfiteatro, sendo salva da desonra por um urso, que se lançou contra um libertino que queria ofender sua honra. Mais tarde, quando incendiaram sua cela no intuito de matá-la, juntamente com o urso, ambos foram salvos por uma chuva providencial, que apagou o fogo. O animal acabou fugindo para a floresta. Não satisfeito, o Imperador ordenou que seus soldados levassem-na para fora da cidade e decapitassem-na. O que aconteceu.

O pintor apresenta, nos painéis acima os principais acontecimentos da lenda:

  • Santa Colomba diante do Imperador
  • Santa Colomba Salva por um Urso
  • A Decapitação de Santa Colomba

O primeiro painel mostra a santa diante do Imperador, o único a encontrar-se sentado, sendo levada até ele pelos soldados. Embora o pátio seja visto de frente, ela e os verdugos encontram-se de perfil. O segundo apresenta Santa Colomba dentro de um espaço arquitetonicamente trabalhado, sendo defendida pelo urso. E o terceiro painel mostra o exato momento da decapitação da santa, com seu corpo estendido no chão.

Ficha técnica
Ano: c. 1340
Técnica: têmpera sobre madeira
Dimensões: 55 x 55 cm (cada um dos três painéis)
Localização: Museu de Brera, Milão, Itália

Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
http://heroinasdacristandade.blogspot.com.br/2012/12/santa-colomba-de-sens-virgem-e-martir.html

Nota: alguns historiadores de arte atribuem o tríptico ao pintor italiano Giovanni Baronzio, mas não há nada concreto sobre isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *