Gerard David – CRISTO PREGADO NA CRUZ

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

criprenacru

A composição Cristo Pregado na Cruz é uma obra do pintor flamengo Gerard David (c.1460-1523), que substituiu o pintor alemão Hans Memling, em Bruges, como pintor principal. Tomando por base suas composições ilustrativas e realistas, presume-se que concluiu sua formação na Holanda. Possivelmente viajou à Itália. Fez parte da Guilda de São Lucas de Antuérpia. Teve alunos como Joos van Cleve e Joachim Patenier.

Este painel é uma das primeiras obras de Gerard David, contudo, trata-se de um dos mais famosos e originais trabalhos de toda a sua carreira artística.

O corpo esticado de Cristo, sendo pregado à cruz de madeira, toma o centro da composição, em diagonal, de cima para baixo, num terreno elevado, como se fosse o ponteiro de um relógio. A cruz está deitada no chão, trazendo o Mestre sobre ela. Sua mão esquerda já recebeu o cravo, enquanto o homem, atrás de sua cabeça, prepara-se para bater o prego da mão direita. Dois homens sentados firmam os pés, amarrados um sobre o outro, esticando a corda. Um terceiro homem, com o cravo na mão e já alinhado sobre o dorso do pé direito de Cristo, empunha o martelo para fincá-lo. O manto azul de Jesus está jogado no chão, à esquerda. Próximo a ele um cãozinho fareja uma caveira, símbolo da morte.

Dois homens de pé, na lateral direita, parecendo muito íntimos, conversam entre si, sem observar o que está acontecendo. Outra figura remove a terra com uma grande pá. À esquerda, um sujeito com traje amarelo, próximo ao manto do Mestre, carrega uma grande vara. Mais acima, duas crianças acompanham a cena, visivelmente entristecidas. Mais distantes, uma multidão aguarda o desenrolar do martírio.

Ficha técnica
Ano: c. 1480
Técnica: óleo sobre painel de carvalho
Dimensões: 48,3 x 94 cm
Localização: Galeria Nacional, Londres, Grã-Bretanha

Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *