Gerard ter Borch – MENINO CATANDO PULGAS…
Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

O artista holandês Gerard ter Borch (1617–1681), também conhecido como Gerard Terburg, foi um reconhecido pintor de gênero. Era filho de Gerard ter Borch, o Velho, também artista, o que contribuiu para que ele desenvolvesse seu talento ainda muito jovem. Sua irmã Gesina ter Borch também se tornou pintora. É provável que tenha estudado com Willem Cornelisz Duyter ou com Pieter Codde. Foi um artista muito viajado, absorvendo vários tipos de influências. Em Madri, além de ser contratado, ainda recebeu a honraria de “Cavaleiro de Philip IV”, mas acabou retornando ao seu país. As obras encontradas do pintor são poucas — cerca de 80 —, espalhadas por diversos museus, coleções e galerias. As suas pinturas eram muito apreciadas em sua época, sendo ele mais conhecido como um pintor de gênero, especializado, sobretudo, em representações da vida doméstica da classe média e de seus rituais.

A composição Menino Catando Pulgas com um Cão no Colo — também conhecida como Menino com Seu Cão — é uma das muitas cenas de gênero deixadas pelo artista. Apesar de aparentemente simples e direta, há nela muitas influências trazidas pelo pintor de suas viagens. Lembra inclusive a pintura do espanhol Bartolomé Estéban Murillo — contemporâneo de Borch.

Um garoto está sentado com seu dócil cãozinho no colo, catando-lhe as pulgas. Suas mãos, trazendo as duas unhas dos dedos polegares unidas, mostram que ele acaba de encontrar uma pulga, dando-lhe um fim. Sua aparência é de pobreza, assim como o ambiente em que se encontra. Está sentado sobre uma pequena cadeira de madeira e junco, tendo à sua esquerda uma mesa tosca, forrada, com um caderno de notas e um cachimbo em cima, provavelmente de seu pai. À sua frente, em primeiro plano, está um banco de madeira, sobre o qual se encontra um roto chapéu de palha. O garoto mostra-se totalmente entretido na sua busca.

Ficha técnica
Ano: 1662
Técnica: tela transferida para madeira
Dimensões: 32,5 x 28 cm
Localização: Pinacoteca de Munique, Alemanha

Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *