Autoria de Moacyr Praxedes
O guia ilustrado Zarhar / Cinema (Editora Sextante), lista, levando em conta vários critérios, os 100 melhores filmes.
- O nascimento de uma nação / D.W. Griffting
- O gabinete de Dr. Caligari / Robert Wiene
- Nosferatu, o Vampiro / F. W. Murnau
- Nanook, o esquimó. / Robert Flaherty
- O encouração Potemkin / Sergei Eisensteing
- Metrópolis / Frist Lang
- Napoleão / Abel Gance
- Um cão andaluz / Luis Buñel
- Martírio de Joana D`Arc / Carl Dreyer
- Sem novidade no front / Lewis Milestone
- O anjo azul / Josef Bon Sternberg
- Luzes da cidade / Charles Chaplin
- Rua 42 / Lloyd Bacon
- O diabo a quatro / Leo McCarey
- King Kong / Merian Cooper e Ernest Schoedsack
- O atalante / Jean Vigo
- Branca de Neve e os sete anões / Walt Disney
- Olímpia / Leny Riefenstahl
- A regra do jogo / Jean Renoir
- … E o vento levou / Victor Fleming
- Núpcias de escândalo / George Cukor
- Jejum de amor / Howard Hawks
- As vinhas da ira / John Ford
- Cidadão Kane / Orson Welles
- Relíquia macabra / John Huston
- Pérfida / William Wyler
- Ser ou não ser / Ernst Lubitsch
- Nosso barco, nossa alma / Noël Coward
- Casablanca / Michael Curtiz
- Obsessão / Luchino Visconti
- O boulevard do crime / Marcel Carné
- Neste mundo e no outro / Michale Powell e Emeric Pressburger
- A felicidade não se compra / Frank Capra
- Ladrões de bicicleta / Vittorio De Sica
- Carta de uma desconhecida / Max Ophüls
- Um país de anedota / Henry Cornelius
- O terceiro homem / Carol Reed
- Orfeu / Jean Cocteau
- Rashomon / Aquira Kurosawa
- Cantando na Chuva / Gene Kelly e Stanley Donen
- Viagem a Tóquio / Yasugiro Ozu
- Sindicato de ladrões / Elia Kazan
- Tudo que o céu permite / Douglas Sirk
- Juventude trasviada / Nicholas Ray
- A canção da estrada / Satyagit Ray
- O mensageiro do diabo / Charles Laughton
- O sétimo selo / Ingmar Bergman
- Um corpo que cai / Alfred Hitchock
- Cinzas e diamantes / Andrzej Wajda
- Os incompreendidos / François Truffaut
- Quanto mais quente melhor / Billy Wilder
- Acossado / Jean-Luc Godard
- A doce vida / Federico Fellini
- Tudo começou no sábado / Karel Reisz
- A aventura / Michelangelo Antonioni
- O ano passado em Marienbad / Alan Resnais
- Lawrence da Arábia / David Lean
- Dr. Fantástico / Stanley Kubrick
- A batalha de Argel / Gillo Pontecorvo
- A noviça rebelde / Robert Wise
- Andrei Rubled / Andrei Tarkovsky
- The Chelsea girls / Andy Warhol e Paul Morrissey
- Bonnie e Clyde – uma rajada de balas / Arthur Penn
- Meu ódio será sua herança / Sam Peckinpah
- Sem destino / Dennis Hopper
- O conformista / Bernardo Bertolucci
- O poderoso chefão / Francis Ford Coppola
- Aguirre, a cólera dos deuses / Werner Herzog
- Nashville / Robert Altman
- O império dos sentidos / Nagisa Oshima
- Tráxi Driver / Martin Scorsese
- Noivo neurótico, noiva nervosa / Woody Allen
- Guerra nas estrelas / George Lucas
- O casamento de Maria Brown / Rainer Werner Fassbinder
- O franco atirador / Michael Cimino
- Et, o extraterrestre / Steven Spielberg
- Blad Runner – o caçador de androides / Ridley Scott
- Paris Texas / Wim Wenders
- Heimat / Edgar Reitz
- Vá e veja / Elem Klimov
- Veludo Azul / David Lynch
- Shoah / Claud Lanzmann
- Uma janela para o amor / James Ivory
- Mulheres à beira de um ataque de nervos / Pedro Almodóvar
- Cinema Paradiso / Giuseppe Tornatore
- Faça a coisa certa / Spike Lee
- Lanternas Vermelhas / Zhang Yimou
- Os imperdoáveis / Klint Eastwood
- Cães de aluguel / Quentin Tarantino
- Trilogia das cores / Krzysztof Kieslowski
- Através das oliveiras / Abbas Kiarostami
- Quatro casamentos se um funeral / Mike Newell
- Toy Story / John Lasseter
- Fargo – uma comédia de erros / Joel Choen
- O tigre e o dragão / Ang Lee
- Amor à flor da pele / Wong Kar Wai
- Traffic / Steven Soderberg
- O senhor dos anéis / Peter Jackson
- Cidade de Deus / Fernando Meirelles
- Brilho eterno de uma mente sem lembranças / Michel Godry
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Moacyr, como seu texto foi escrito no dia do mês aniversário, meu e do papa Francisco, quero comentar sobre um filme que muito amo, que é o VINHAS DA IRA. Dos cem filmes, devo ter visto mais de dois terços, graças a Deus. Mas sobre o VINHAS DA IRA, no livro há uma passagem muito importante que desde que li ficou na minha cabeça e me norteia quanto á avaliação dos sentimentos dos que amo, principalmente filhos e netos.
Quando Jod sai da prisão e se encontra com a mãe, aquela mulher valorosa, eles conversam um pouco. Quando Jod se afasta, o pai pergunta se ela está preocupada com o filho e ela responde que não, pois não encontrou no olhar dele nenhum sinal de ódio. Que empatia maravilhosa entre mãe e filho, entre pessoas que se respeitam e se amam. Eu procuro ver no olhar dos meus o sentimento que os embala, e, até agora, não me enganei. O filme consegue uma coisa rara, que é o de não deturpar o clima do livro e nem de decepcionar o leitor que se envolveu com a história da família. Sobre cada filme poderíamos tecer um comentário que justifica sua inclusão em obra extraordinária. Gosto muito de lista por causa disso. Dá chance de pensar.
Obrigada pelo presente.
Abração
Hila Flávia