Guardi – UM MILAGRE DE SÃO JACINTO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de Lu Dias Carvalho

O pintor italiano Francesco Guardi (1712-1793) é considerado um dos mais renomados pintores de vista (vedute) venezianos, arte que aprendeu com Giovanni Antonio, seu irmão. No início de sua carreira, o artista tinha os retábulos como principal trabalho, depois passou a pintar cenas atmosféricas de sua cidade, tendo como influência o trabalho de Canaletto e Michele Marieschi. A pintura de paisagem tornou-se preferencial. Também criou pinturas ilustrativas das grandes festas venezianas.

A composição denominada Um Milagre de São Jacinto e também conhecida como Milagre de um Santo Dominicano é uma obra do pintor, tendo sido executada para a igreja de São Pedro Mártir, situada em Murano. A tela mostra São Jacinto salvando um grupo de monges, prestes a afogar-se, após terem caído de uma ponte sobre o rio Dnieper, destruída pela enchente. Destroços são vistos por todos os lados.

São Jacinto aparece levitando sobre as águas, trazendo na mão esquerda um crucifixo e com a direita segura um dos monges pelo pulso. Seis outros monges clamam por socorro, enquanto três outros estão a despencar-se do que restou da ponte. Na margem, em primeiro plano, um grupo de pessoas, dentro as quais se encontra um monge, acompanha aflitivamente o salvamento.

O local da cena encontra-se devastado. Restos da madeira da ponte atravessam a tela horizontalmente, dividindo-a ao meio. Chapéus e cajados são vistos flutuando ou boiando sobre as águas revoltas. Os personagens, ao contrário de outros trabalhos de Guardi, são aqui apresentados com mais vigor.

Ficha técnica
Ano: c.1763
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 122 x 172 cm
Localização: Museu de História da Arte, Viena, Áustria

Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann

Views: 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *