Hals – RETRATO DE JACOBUS ZAFFIUS

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de Lu Dias Carvalho

O pintor Frans Hals (c. 1583-1666) nasceu provavelmente na Antuérpia, quando as províncias holandesas e Flandres (atual Bélgica) ainda pertenciam à Casa Real espanhola. Seu pai Franchoys era um mestre tecelão. Sua família mudou logo a seguir para Haarlem, onde ele passou a maior parte de sua vida. As informações sobre sua vida até os 25 anos são bem escassas, embora se saiba que estudou pintura na Academia de Haarlem com o pintor e escritor Karel van Mander – cujos escritos são uma conhecida fonte sobre os primeiros pintores flamengos – e foi membro oficial da Guilda de São Lucas, à qual chegou a presidir.

O primeiro trabalho conhecido de Hals foi Retrato de Jacobus Zaffius que faz parte de uma gravura de Jan van Velde II, feita em 1630. Alguns críticos contestam a autoria de Hals, levando em conta o estilo da pintura que não mostra suas pinceladas firmes e espontâneas. Contudo, a gravura de Velde traz na parte inferior a inscrição: “Frans Hals pinxit” (Frans Hals pintou isso), comprovando sua autoria.

Na impressão, Jacobus Zaffius é visto da cintura para cima, repousando a mão sobre um crânio. O fato de a impressão evidenciar mais do que a pintura, levou os estudiosos de arte a pensarem que a pintura era originalmente maior, mas o exame técnico do material do painel, feito durante as atividades de restauração, revelou que nunca fora cortado. Presume-se que a gravura e sua pintura tenham sido feitas depois de um original perdido pelo artista.

Ficha técnica
Ano: 1611
Técnica: óleo sobre madeira
Dimensões: 54,5 x 41 cm
Localização: Museu Frans Hals, Haarlem, Holanda

Fontes de pesquisa
Gênios da pintura/ Abril Cultural
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann

Visits: 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *