A ilustração intitulada Pinheiros é obra do pintor japonês Hasegawa Tôhaku (1539 – 1610). O artista foi aluno de Kanô Eitoku e sucessor estilístico de Sesshû Tôyô. Gostava de pintar, como os pintores chineses, macacos e pinheiros para a decoração de janelas, portas ou divisórias corrediças que permitiam a comunicação entre várias partes uma casa e que eram usadas como suportes ideias para pinturas decorativas. Foi responsável por produzir em seu país umas das originais adaptações da pintura a tinta nanquim. Os filhos também eram pintores.
A composição acima é uma das obras-primas do artista – especializado em paisagens e composições de plantas e animais – representando as famosas “florestas de Kyoto”. Em sua pintura ele apresenta um grupo de pinheiros em meio à neblina da madrugada. Esta obra – ilustrativa do estilo do pintor – serve como amostra da contribuição da pintura japonesa ao conceito de pintura em branco e preto. Com sutis nuanças de cinza, os artistas japoneses conseguiram atingir efeitos maravilhosos de pura luz.
Ficha técnica
Ano: fim do séc. XVI a início do séc. XVII
Autor: Hasegawa Tôhaku
Período Momoyama
Dimensões: 155x 345,1 cm
Localização: Museu Nacional de Tóquio, Japão
Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
O Japão/ Louis Frédéric
Views: 2
Achei impressionante!
Nunca tinha ouvido falar sobre o artista, muito menos da pintura, porém esse toque misterioso me despertou uma curiosidade, como se algo fosse sair do meio dos pinheiros e vir até mim. Adoro este blog, seu conteúdo é admirável.
Lorraine
Fico muito feliz com a sua visita e comentário. Também adoro a sua presença aqui, pois pessoas como você são sempre muito especiais.
Beijos,
Lu