Hugo van der Goes – A MORTE DA VIRGEM

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

amordavi

A composição intitulada A Morte da Virgem, obra do holandês Hugo van der Goes, um dos mestres dessa época, apresenta a Virgem em seu leito de morte, rodeada pelos 12 apóstolos. Sobre o artista sabe-se que viveu seus últimos anos num mosteiro, onde, deprimido, vivia por grandes acessos de melancolia (depressão).

É admirável o modo como o artista apresentou as diferentes reações dos apóstolos, enquanto presenciavam o falecimento da Virgem. Nenhuma parte da composição mostra-se sem significado.  Cada um dos seguidores de Cristo mostra uma reação diferente diante do acontecimento que testemunha. Alguns meditam silenciosamente ao lado da cama de Maria, outros trazem dor na expressão, enquanto outros mostram-se consternados. Dois deles estão desalentados, assentados em primeiro plano, aos pés da cama.

A Virgem agonizante tem a visão de seu filho Jesus com dois anjos a segurar o seu manto vermelho, trazendo os braços abertos para recebê-la. Eles se olham fixamente. Nenhum dos apóstolos participa da visão que só é presenciada por Maria.

Ficha técnica
Ano: c. 1480
Técnica: óleo sobre madeira
Dimensões: 146,7 x 121,1 cm
Localização: Groeninge Museum, Bruges, Bélgica

Fonte de pesquisa
A História da Arte/ E.H. Grombrich

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *