Liotarde – MULHER TURCA COM PANDEIRO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

 Autoria de LuDiasBH

O pintor Jean-Étienne Liotard (1702 – 1789) estudou com Daniel Bardelle em Genebra – cidade onde nasceu e morreu – e depois com Jean-Baptiste Masse, em Paris. Sua formação inicial foi como pintor de miniaturas e gravador. Trabalhou para o Papa Clemente XII em Roma e para outros grandes mecenas. Recebeu o apelido de “Pintor Turco” após ter morado cinco anos na cidade de Constantinopla, onde assimilou os costumes de seu povo. Liotard viajou por diversos países antes retornar definitivamente à sua cidade natal. É tido como um exímio retratista e um dos mais importantes pintores a pastel de sua época, tendo sido influenciado por Lemoyne. Sua obra caracteriza-se, sobretudo, pelo uso de cores claras que se sobressaem num mundo detalhado e praticamente sem sombras.

A composição intitulada Mulher Turca com Pandeiro é uma obra do artista que nela usa o pastel e a técnica em óleo. Trata-se de uma réplica em óleo de um pastel menor. A jovem mulher apresenta-se como uma elegante parisiense. Seu rosto pálido com olhos claros traz bochechas e lábios vermelhos. Ela está sentada ereta sobre um grande tapete vermelho, usando um colorido traje turco. Traz nas mãos com unhas pintadas um pandeiro. Joias enfeitam suas orelhas, pescoço, braços e dedos.

O rigor com que Liotard executa os detalhes desta pintura mostra o quanto ele conhecia sobre os costumes turcos e evidencia sua grande capacidade de observação. O “turkery” – moda orientalista na Europa Ocidental – foi muito usado no período Rococó, com o objetivo de imitar os aspectos da cultura turca, muito em voga à época, tendo o artista feito muitas obras usando tal temática. Um grande cachimbo encontra-se recostado à parede que serve de fundo para a mulher.

Ficha técnica
Ano: c. 1735
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 117,2 x 186,7 cm    
Localização: Galeria Nacional de Londres, Grã-Bretanha

Fontes de Pesquisa:
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann
Rococó/ Editora Taschen
https://www.wga.hu/html_m/l/liotard/turkish.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *