Lorenzo Ghiberti – O BATISMO DE CRISTO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

       

A obra intitulada O Batismo de Cristo, executada em bronze dourado, é de autoria do arquiteto florentino Lorenzo Ghiberti. Trata-se de um relevo para a mesma pia batismal (ilustração à direita) em Siena para a qual Donatello fez  “O Festim de Herodes”.

Jesus Cristo aparece no centro da composição, de frente para o observador, usando um manto que apenas lhe cobre parte do corpo, tendo à sua esquerda um definhado São João Batista a entornar água sobre sua cabeça a fim de batizá-lo. O grupo encontra-se à margem do rio Jordão. À direita de Cristo estão, de pé, dois anjos celebrantes que interagem entre si.  Na parte central superior, logo acima de Jesus, aparecem Deus Pai e a pomba simbolizando o Espírito Santo. Logo abaixo encontram-se cerca de 12 anjos.

Atrás de São João Batista vê-se uma árvore que pode se encontrar ali com o objetivo de simbolizar vida nova. O santo está descalço sobre um monte de pedras, para ficar mais alto e realizar o batismo. Ele parece segurar um velho chapéu na mão esquerda. As hostes angelicais acompanham a cena com grande júbilo.

Ao contrário de Donatello em sua obra — presente na mesma pia — ao representar uma cena sagrada, Ghiberti não nos repassa a ideia de espaço real, sugerindo apenas profundidade, permitindo que as principais figuras se projetem claramente contra um fundo neutro. Seu trabalho lembra o dos precursores medievais, como mostram os cuidados que teve ao compor o pregueado das vestes, lembrando certos trabalhos de ourives do século XIV.

O artista caracterizou cada figura com muito carinho, permitindo que se compreenda o real papel desempenhado por cada uma delas:

  • Cristo, o Cordeiro de Deus, apresenta-se em sua beleza e humildade;
  • São João Batista marca sua presença com um gesto enérgico ao derramar a água sobre a cabeça do batizado;
  • e as hostes celestiais mostram-se em visível júbilo.

Ficha técnica
Ano – 1427
Material – bronze dourado
Dimensões: 60 cm x 60 cm
Localização: Pia batismal da catedral de Siena, Itália.

Fonte de pesquisa
A História da Arte / Prof. E. H. Gombrich

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *