Autoria de Lu Dias Carvalho
A composição denominada Repouso na Fuga para o Egito é uma obra do pintor Lucas Cranach, o Velho que aqui se revela no apogeu de sua criatividade. Nela estão presentes: Maria, o Menino Jesus, José e vários anjos. É uma das obras mais admiradas do pintor que, apesar do título que lhe foi dado, parece muito mais tratar-se de um encontro festivo da Sagrada Família com anjos que tocam e brincam.
O artista – que aqui une grande clareza e capacidade organizacional – coloca as figuras dentro de um triângulo vago, sendo que José e o pinheiro, às suas costas, dividem-no ao meio verticalmente, acentuando o eixo central da pintura, mas sem nenhuma rigidez geométrica. Cranach lança mão de um colorido luminoso para representar suas figuras.
A Virgem usa um vestido e manto vermelhos. Seu cabelo dourado e longo vai até a cintura Ela está sentada, tendo o pequeno Jesus de pé em sua coxa esquerda, com as mãozinhas levantadas em direção aos anjos. Assim como os anjos pequeninos, ele também se encontra nu. Somente os querubins maiores estão vestidos. José usa uma túnica escura e, sobre ela, uma espécie de cachecol vermelho. Na mão direita segura o chapéu e na esquerda o cajado.
O tradicionalíssimo burrinho que ajuda a conduzir a conhecida família não se encontra presente na composição, assim como as trouxas levadas pela Sagrada Família. Somente o cajado lembra a presença da famosa família na fuga para o Egito. Uma ampla paisagem de montanhas descortina-se ao fundo, à direita, enquanto altas árvores aparecem à esquerda, próximas ao grupo.
Ficha técnica
Ano – 1504
Técnica: têmpera a óleo
Dimensões: 69 x 51 cm
Localização: Staatliche Museen zu Berlin, Berlim, Alemanha
Fontes de pesquisa
Renascimento/ Taschen
http://www.allaboutarts.com.br/default.aspx?PageCode=12&PageGrid
Views: 6