Autoria de Lu Dias Carvalho
Segundo muitas culturas e, conforme mostram os provérbios nas mais variadas sociedades, a mulher deve efetuar suas tarefas caseiras no mais absoluto silêncio. E quais são essas tarefas? Em primeiríssimo lugar deve tratar de seu digníssimo esposo (companheiro) com a maior veneração, acima de qualquer outro ser existente na face do planeta Terra, conforme reza o provérbio japonês: “Encorajado pela galinha, o galo anuncia o dia”. Depois disso vem os cuidados com os filhos, a limpeza da casa, as tarefas da cozinha, os trabalhos manuais e o que mais houver para fazer.
“Quem entra numa casa limpa e se senta à mesa não sabe o que custa”. Mas o que significa tal provérbio? Pois, “Se o homem tem cozinheira, por que iria queimar os dedos?”. Além disso todos sabem que “A mulher foi criada para o lar”. A prepotência do machismo é tamanha que um provérbio persa diz que “A confiança em Deus é masculina, os cuidados terrenos são femininos”. Até o Criador tomou parte na história.
Ao dizer que “A mulher é uma roda em movimento; o homem é quem traz dinheiro para casa” está implícito no pensamento machista que cabe a ela os serviços domésticos. Até mesmo quando ajuda o marido é motivo de troça: “A mulher do pasteleiro quando não está vendendo, está comendo”. E não adianta reclamar, pois, “Por muito inteligente que seja, a mulher acabará na cozinha”, diz um provérbio indonésio. “A panela e a mulher, na cozinha é que se quer dispara um provérbio chileno.
Segundo um provérbio argelino, para escolher uma boa companheira o homem deve “Ver como ela lava e torce roupa na fonte”. E não adianta a dita querer cantar de galo, pois ele sabe que, “Quando a mulher veste calças, o marido esfrega o chão”. O macho reconhece também que “Mulher de avental não tem tempo de fazer mal”. É preciso também ficar de olho no que ela faz, uma vez que “A mulher, quanto mais se olha no espelho, menos tem olhos para a casa”. E se sobra tempo para a coitada, nada como tecer, fiar e bordar. O homem é extremamente agradecido à mulher, por isso, ele lhe diz: “Trabalha, esposa, e cavarei a tua sepultura com uma pá de ouro”, conforme reza um provérbio tuniziano. Que agrado maravilhoso!
Algumas culturas chegam até a reconhecer o trabalho duro que tem a mulher. Vejamos:
- Tudo acaba, exceto o trabalho da mulher e os tormentos do inferno.(Dinamarquês),
- As mãos da mulher e os dentes do cavalo nunca estão ociosos. (Holandês)
- Jovem esposa de noite, besta de carga de dia. (Árabe)
- Esposa minha, mula minha. (Russo)
- O trabalho que cansa a mulher, derruba um homem. (Camarões).
- Se uma mulher não canta, não trabalha. (?)
- Se uma mulher quer que a respeitem, deve fazer seu trabalho com prazer. (?)
Para finalizar os provérbios de hoje, eu não poderia deixar de citar esta pérola da cultura chinesa: “Uma família prospera se a mulher souber fazer o trabalho do homem e entra em decadência se o homem tentar fazer o trabalho da mulher.”
Fontes de pesquisa:
Nunca se case com uma mulher de pés grandes/ Mineke Schipper
Livro dos provérbios, ditados, ditos populares e anexins/ Ciça Alves Pinto
Provérbios e ditos populares/ Pe. Paschoal Rangel
Views: 3
Lu
Estou muito preocupado! Quando estou em casa, tenho lavado as louças praticamente todos os dias. Neste caso, vale o ditado xingling “Uma família prospera se a mulher souber fazer o trabalho do homem e entra em decadência se o homem tentar fazer o trabalho da mulher”.
Beto
Beto
Antes tarde do que nunca. Mas o mocinho é muito esperto. Este ditado já caiu em desuso.
Abraços,
Lu