Autoria de Lu Dias Carvalho
A penumbra é um elemento constante de sua linguagem, que acabou encontrando perfeita tradução plástica no opção do artista pela xilogravura como meio preferencial de expressão. (Rafael Cardoso)
O Brasil que aparece nas obras do gravador, filho do naturalista suíço Emilio Goeldi, está muito distanciado da ideia de um país tropical, alegre e solar. O mundo de suas gravuras e desenhos é formado por personagens solitários em ruas silenciosas — universo que, para o espectador, pode parecer inquietante. (jornal O Estado de São Paulo)
Ninguém que conhece a paisagem do Brasil — suas ruas e casarios, seus tipos e costumes — ousaria negar a centralidade do país no imaginário do artista. (Rafael Cardoso)
A composição O Subúrbio que também pode ser encontrada com o título “Tropischer Garten” (Jardim Tropical) é uma obra do artista brasileiro Oswaldo Goeldi. As duas impressões foram feitas a partir da mesma matriz. Não se sabe o porquê de trazerem nomes diferenciados. Mas isso é comum acontecer na gravura, onde existe a reprodução das obras. Aquela com nome em alemão deve ter sido feita para o estrangeiro.
A gravura apresenta um sobrado, rodeado por palmeiras e bananeiras, além de um imenso pé de flamboyant e da nossa tão conhecida babosa. A frente do sobrado de dois pavimentos ocupa o centro da composição. Na parte de baixo estão duas grandes portas. O casarão parece espremido — acima, pelo céu e abaixo, pelas árvores.
Na frente do sobrado, em primeiro plano, encontra-se um casal. O tamanho agigantado da edificação e da vegetação que a envolve, torna-o diminuto. Na segunda gravura vista, denominada Chuva, o artista deixa o seu mundo do preto e branco, para inserir um pouco de cor em seu trabalho de xilogravura.
Ficha técnica
Ano: c. 1930
Técnica: xilogravura sobre papel
Dimensões: 14,6 x 15 cm
Localização: Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, Brasil
Fonte de pesquisa
A arte brasileira em 25 quadros/ Rafael Cardoso
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