Piazzetta – REBECA JUNTO AO POÇO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de Lu Dias Carvalho

A composição intitulada Rebeca junto ao Poço é uma obra do pintor italiano Giovvanni Battista Piazzetta (1682-1753), cujo pai, Giocomo Piazzetta, era também artista, sendo gravador e escultor. E foi com seu pai que Giovanni teve sua aprendizagem elementar. Mais tarde foi para Veneza, onde deu continuidade a seus estudos, tendo como mestre Antonio Molinari. Em Bolonha o jovem recebeu influência da pintura de gênero de Giuseppe Maria Crespi. Ganhou grande fama em Veneza, competindo com Giovanni Battista Tiepolo, no que se refere às pinturas religiosas. Mas também criou pinturas de gênero, ilustrações para livros e retratos.

A pintura, em estilo protorrococó, ilustra uma passagem bíblica que aqui se passa a céu aberto. Mostra o momento em que a jovem Rebeca, próxima ao poço aonde foi buscar água, é interpelada por um cavaleiro muito bem vestido que lhe oferece um colar de pérolas. Trata-se, segundo a Bíblia, de um servo de Abraão, enviado à Mesopotâmia, com a finalidade de encontrar uma esposa para seu filho Isaque.  Atrás dele é visto o focinho de um dos dez camelos que o acompanharam na viagem.

Rebeca é mostrada como se fosse uma jovenzinha que se vira para trás, a fim de atender o cavalheiro. Duas outras mocinhas encontram-se próximas a ela, conversando entre si, e alheias ao diálogo entre os dois principais personagens. Uma delas carrega um cajado, o que nos leva a concluir que se trata de uma pastora. Ali também são vistos dois bois e um cão.

A jovem Rebeca, com seus cabelos presos no alto da cabeça e seu vestido excessivamente decotado, pende o corpo para o poço, abraçada a seu vasilhame, enquanto traz a mão esquerda virada para trás, formando um bojo, como se estivesse preparando para receber a joia. Ou estaria ela apenas a segurar seu manto azul, visto apenas à direita? Ela se mostra ao mesmo tempo curiosa e sedutora.

Ficha técnica
Ano: c. 1740
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 137 x 102 cm
Localização: Museu de Brera, Milão, Itália

 Fontes de pesquisa
1000 obras-primas da pintura europeia
Enciclopédia dos Museus/ Mirador

Visits: 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *