Poussin – APOLO E DAFNE

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

A composição denominada Apolo e Dafne é uma obra mitológica do pintor francês Nicolas Poussin, tido como o fundador do neoclassicismo francês. Ele gostava de inspirar-se na arte da Antiguidade e na do Renascimento italiano. Presume-se que esta tela formava uma dupla com “Midas e Baco”, pois ambas são idênticas no formato, estão relacionadas com o mesmo tema e foram criadas na mesma época, tendo sido executadas em forma de retângulos dinâmicos. Embora o tema seja tratado com delicadeza, o artista supera o conteúdo mitológico, e faz uma alusão à Idade de Ouro, ideal fortemente arraigado no século XVII.

Apolo, sentado numa pequena elevação do terreno, debaixo de uma árvore, ocupa a parte direita da composição, em primeiro plano, de costas para o observador. Ele usa um manto alaranjado, que cobre parte de seu corpo. Usa sandálias brancas de tiras, no estilo romano, e uma coroa de folhas de oliveira. Atrás dele estão sua harpa e aljava de ouro. A mão esquerda do deus mitológico segura Dafne pelas costas, enquanto a direita traz um ramo de oliveira,  posicionado na axila esquerda da jovem, pela qual ele se mostra visivelmente atraído.

A ninfa Dafne encontra-se de pé, de frente para Apolo. Ela usa um manto azul-escuro, que cobre parte de seu corpo, que se inclina ligeiramente para trás. Faceiramente acaricia as folhas da grande árvore, sendo sustentada pelo deus da beleza. À sua direita encontra-se Cupido, armado de arco e flecha, prestes a flechar Apolo. Abaixo dele, de costas para Dafne, aparece um personagem nu, de barba e cabelos grisalhos, sentado no chão, com os joelhos dobrados e com a mão direita cobrindo o rosto reclinado para frente, possivelmente embriagado. Sua mão esquerda abraça um vaso de onde sai um vinho espumante.

À esquerda estão quatro pequenos anjos deitados na relva em meio a jarros, estando um deles de pé, com uma touceira de ramagens nos braços. Ao fundo, desenrola-se uma bela paisagem.

Nota: conheça a lenda sobre o casal, aqui no site, em Mitos e Lendas.

Ficha técnica
Ano: 1625
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 98 x 135 cm
Localização: Pinacoteca de Munique, Alemanha

Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann
http://www.wga.hu/html_m/p/poussin/1/02apollo.html
http://wikhistart.clefebvre.profweb.ca/index.php/Nicolas_Poussin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *