Signorelli – OS CONDENADOS AO INFERNO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

O pintor italiano Luca Signorelli (c.1445 – 1523) provavelmente teve como primeiro mestre Piero dela Francesca, conforme atestam suas obras iniciais que são muito parecidas com o estilo de Piero. Também estudou com Antonio del Pollaiuolo e Andrea del Verrocchio que tiveram grande influência no seu desenvolvimento artístico. Normalmente suas figuras possuem uma pose geométrica estilizada. Nutria grande predileção por representar as figuras nuas, mas em movimento, lembrando a escultura de sua época. Era um mestre na representação de pormenores exatos do corpo humano.

A composição intitulada Os Condenados ao Inferno é uma obra do artista que retrata com intensa dramaticidade o desespero de uma massa de humanos, numa das cenas representativas do Juízo Final (Evangelho de Mateus, 25: 31-46). Ele foi muito influenciado pelos sermões do monge Savanarola, sendo que sua pintura, ao abordar tal temática, causava grande impacto nos observadores, à época.

A paisagem ao fundo é minúscula, sendo toda a atenção voltada para o emaranhado de figuras humanas de contornos firmes e silhuetas definidas nas mais diferentes posturas. Signorelli explora uma infinidade de atitudes e posições do corpo humano. Nenhuma das figuras possui o mesmo rosto e a mesma posição. Todos os corpos mostram músculos bem definidos.

Para diferir homens e mulheres dos demônios torturadores, o artista deu cores fortes aos últimos. Os corpos dos humanos estão nus e contorcidos em gestos que exprimem grande desespero. Alguns estão sendo puxados, outros amarrados, dentre outros tipos de tortura física. À esquerda, um corpo feminino voa em direção a um poço de fogo, enquanto outros são engolidos pelas chamas. Um demônio voa com uma mulher em suas costas, enquanto outro persegue duas outras.

No céu os três arcanjos – Miguel, Rafael e Gabriel – trajando suas armaduras e de pé sobre pequenas nuvens, observam o trabalho dos demônios desinteressadamente, um indicativo de que mais nada adiantava fazer. Um deles traz a espada desembanhada. Os demônios em voo olham-nos visivelmente amedrontados.

Nota: Toda a capela de San Brizio foi usada para mostrar o Juízo Final, sendo o tema dividido em seis grandes cenas.

Ficha técnica
Ano: 1499-1503
Técnica: afresco
Dimensões: 670 cm (largura total)
Localização: Cappella di San Brizio, Orvieto, Itália

Fontes de pesquisa
1000 obras-primas da pintura europeia/ Ed. Könemann
Renascimento/ Editora Taschen
https://www.khanacademy.org/humanities/renaissance-reformation/early-renaissance1/painting-in-florence/a/signorelli-the-damned-cast-into-hell
https://www.khanacademy.org/humanities/renaissance-reformation/early-renaissance1/painting-in-florence/a/signorelli-the-damned-cast-into-hell
https://bloggingtheodicy.wordpress.com/2011/05/11/signorellis-damned-cast-into-hell/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *