(Faça o curso gratuito de História da Arte, acessando: ÍNDICE – HISTÓRIA DA ARTE)
Após a Primeira Guerra Mundial o mundo passou por mudanças dramáticas no que diz respeito às noções de distância e tempo, com a chegada do aeroplano, dos automóveis e das comunicações sem fio. Nesse período apareceram inúmeros movimentos de arte inter-relacionados que objetivavam revelar o dinamismo da tecnologia e suas consequências para a sociedade. O Futurismo, movimento sociopolítico italiano de vanguarda, que englobou todas as artes de origem, aconteceu numa época em que a mecanização tornava tudo mais veloz, o que fez com que os artistas também quisessem acompanhar as mudanças provocadas pelos novos tempos.
- A velocidade produzida pela mecanização levou artistas a criarem um movimento com forte ligação com a literatura. A inauguração do novo estilo foi marcada pelo Manifesto Futurista (1909) do poeta e escritor:
- Umberto Boccioni
- Giacomo Balla
- Gino Severini
- Filippo Tommaso Marinetti
- O manifesto, criado em 1910 em Milão, era mais dirigido às artes plásticas, tendo sido assinado por artistas plásticos como Umberto Boccioni e Giacomo Balla. Visava representar o movimento sempre se associando:
- à velocidade.
- às guerras.
- aos tons ocres.
- à moral.
- O Futurismo foi um movimento sociopolítico ——— de vanguarda que aconteceu numa época em que a mecanização tornava tudo mais veloz.
- alemão
- italiano
- francês
- espanhol
- O movimento futurista italiano pedia que a Itália deixasse seu passado artístico para trás e abraçasse …………………….., levando em conta a nova industrialização.
- a arte clássica
- a vida moderna
- os operários
- o consumismo
- Os artistas futuristas possuíam um estilo mais abstrato, angular e esquemático. Em 1911/1912 a pintura futurista amadureceu sob a influência…
- do Abstracionismo russo.
- da Arte Abstrata alemã.
- do Cubismo analítico.
- do Cubismo sintético.
- Todas as alternativas referentes aos artistas futuristas estão corretas, exceto:
- Cantavam glória as maravilhas do dinamismo.
- Pediam a destruição de museus, bibliotecas e academias.
- Abominavam a juventude, a velocidade e o perigo.
- Atacavam os sonhos e as tradições morais.
- Os anos que vieram antes da Primeira Guerra Mundial assistiram a várias mudanças que diziam respeito à distância e ao tempo. Foi nesse período que apareceram diversos movimentos artísticos, inter-relacionados que objetivavam mostrar através da arte, o ritmo inimaginável da tecnologia e de suas consequências para a sociedade. Foram eles:
- Impressionismo, Orfismo e Maneirismo
- Realismo, Raionismo e Expressionismo
- Romantismo, Cubismo e Orfismo
- Futurismo, Orfismo e Raionismo
- O Futurismo a princípio foi abraçado jubilosamente pelos partidários da Primeira Guerra Mundial que viam nele uma fonte purificadora da sociedade, contudo, ao apoiar o Partido —————- italiano por volta de 1909, caiu em descrédito.
-
- Fascista
- Nazista
- Capitalista
- Marxista
-
- O escultor ————– (ver escultura acima) é tido como o único artista italiano desse movimento a colaborar de forma significativa com a arte europeia, sendo sua obra amplamente elogiada.
- Giacomo Balla
- Umberto Boccioni
- Medardo Rosso
- Gino Severini
- Umberto Boccioni publicou em 1912 um manifesto sobre a escultura futurista. Dentre as alternativas abaixo, apenas uma está incorreta:
- O fim das estátuas “fechadas”.
- A representação do movimento e da atmosfera.
- A utilização de todos os materiais disponíveis.
- O uso de cores e de formas realistas.
Nota: A ilustração acima refere-se à obra de Natalia Goncharova, intitulada Raionismo, Floresta Azul e Verde (1913). Os raios diagonais de tinta riscam toda a superfície da tela.
Obs.: Reforce seus conhecimentos com artigos referentes a este estilo:
A ARTE DO FUTURISMO, ORFISMO E RAIONISMO (I)
A ARTE DO FUTURISMO, ORFISMO E RAIONISMO (II)
Boccioni – DINAMISMO DE UM CICLISTA
Gabarito
1d / 2a / 3b / 4b / 5d / 6c / 7d / 8a / 9c / 10d
Views: 28