Autoria de Lu Dias Carvalho
- (Aula 31) Está provado que a cultura clássica (greco-romana) jamais desapareceu totalmente da Europa durante a Idade Média, tendo havido diversas tentativas com o objetivo de revivê-la nos séculos que antecederam o estilo……………..
- Bizantino
- Românico
- Gótico
- Renascimento
- (Aula 31) A primeira tentativa de reviver a cultura clássica (greco-romana) aconteceu no tempo do Imperador…………………., no final do século VIII e início do século IX.
- Rômulo Augusto
- Carlos Magno
- Constantino
- Napoleão Bonaparte
- (Aula 32) O período conhecido como “Renascimento” (ou Renascença), palavra que significa “nascer de novo” ou “ressurgir”, aconteceu na:
- Idade Antiga
- Idade Média
- Idade Moderna
- Idade Contemporânea
- (Aula 32) A fase que corresponde ao Renascimento foi marcada por muitos acontecimentos e transformações políticas, econômicas, religiosas, sociais e culturais. Essa época é responsável pelo:
- Fim do feudalismo e início do capitalismo.
- Desejo de revisitar o ideal artístico bizantino.
- Apreço pela arte antiga dos egípcios.
- Retorno aos estilos românico e gótico.
- (Aula 33) Do século XIII em diante as cidades do norte da Itália encontravam-se constantemente envolvidas em conflitos entre si. O que acontecia no resto da Europa não era diferente, a exemplo da Guerra dos Cem anos entre Inglaterra e França. Apesar de tanta turbulência, a Itália do Norte diferia-se do restante da Europa em três pontos importantes.
Marque a alternativa incorreta:
- As ruínas romanas durante os séculos XIV e XV foram responsáveis pelo estudo da Antiguidade pelos seus artistas.
- Era uma das regiões mais ricas da Itália, onde se situavam as cidades de Gênova, Veneza e Milão.
- Essa parte da Itália estava dividida em cidade-estados — diferindo do restante da Europa.
- Seus habitantes comungavam o orgulho cívico e de identidade — características insignificantes para o surgimento do Renascimento.
- (Aula 33) A máxima de………………. de que “quem não é um cidadão não é um homem, uma vez que o homem é por natureza um ser cívico” propagou com força entre as cidades italianas.
- Platão
- Aristóteles
- Sócrates
- Pitágoras
- (Aula 34) Importantes famílias partilhavam o domínio das terras italianas, uma vez que a Itália do Renascimento era composta por um grupo de cidades-estados independentes e belicosos entre si.
Marque a alternativa em que a cidade não corresponde ao domínio da família:
- Sforza – Milão
- Gonzaga – Mântua
- Medici – Roma
- Montefeltro – Urbino
- (Aula 35) O poeta italiano Dante Alighieri (1265-1321), na segunda metade do século XIV, condenou todos os escritores clássicos a padecer no Inferno em sua famosa obra intitulada…………………….., simplesmente por não terem sido batizados no cristianismo, mesmo que esses tenham vivido antes do tempo da cristandade.
- Divina Comédia
- Os Lusíadas
- Odisseia
- Eneida
- (Aula 35) É na literatura “humanista” (palavra que apareceu pela primeira vez no século XVI) que a união entre as crenças do Renascimento e as cristãs tornam-se mais nítidas.
Todas as alternativas referentes ao “humanismo” da época estão corretas, exceto:
- Dos estudos de quem fazia “humanidades” constavam: gramática e retórica, mas dentro dessa grade estavam inseridas: literatura, poesia, história e a habilidade de comunicar-se com a mais absoluta clareza e persuasão.
- Não havia um programa “humanista” propriamente dito, mas o estudo da grade citada teve importância ao romper com o currículo tradicional das universidades que se resumia ao estudo de lógica e de métodos repetitivos.
- Outro ponto importante do estudo das “humanidades” foi o de destacar mais os valores seculares do que os transcendentais, dando maior ênfase ao concreto do que ao abstrato.
- O humanista buscava compreender a si mesmo e a melhorar como indivíduo. A crença comum na Idade Média era a de que o homem encontrava-se totalmente sob a influência da graça de Deus – antropocentrismo.
- (Aula 36) Todos os povos — em quaisquer que sejam os tempos — possuem uma simbologia específica, própria de sua cultura. Em razão disso, só não podemos afirmar que:
- Os símbolos não possuem significados inerentes, ou seja, em si mesmos.
- Os símbolos precisam fazer parte da identidade social e cultural de um povo, num determinado tempo, pois seu significado jamais se modifica.
- O simbolismo teve uma função muito importante numa época em que a grande maioria da população era analfabeta.
- Tanto a Idade Média quanto o Renascimento contaram com um simbolismo bastante organizado e alguns de seus símbolos ainda fazem parte da cultura de nossos dias.
- (Aula 36) Na arte cristã existia uma variada simbologia correlacionada com o espiritual e o terreno. Os símbolos eram muitas vezes combinados de maneira a formar………………..
- um provérbio
- uma parábola
- uma alegoria
- um paradoxo
- (Aula 36 A) Os mestres florentinos ligados ao círculo de Brunelleschi representavam a natureza com exatidão científica. O corpo humano era criado de acordo com os conhecimentos de anatomia que detinham e das leis da perspectiva. O criador da obra “Os Esponsais dos Arnolfini” — uma das mais notáveis pinturas de todos os tempos — foi:
- Donatello
- Masaccio
- Gioto de Bondone
- Jan van Eyck
- (Aula 37) O livro dos cristãos — a Bíblia — foi em tempos idos acessível apenas aos cidadãos bem nascidos. Todas as afirmativas sobre esse livro estão corretas, exceto:
- As mulheres e as crianças, ainda que “bem nascidas” — mas vistas como inferiores aos homens — tinham pouco acesso às Escrituras Sagradas.
- Até mesmo no Renascimento tal livro era um bem extremamente precioso, cujo conteúdo — disponível apenas em latim — era acessível a pouquíssimas pessoas.
- No século XIII apareceram as primeiras traduções da Bíblia do latim para o vernáculo falado na Itália, traduções parciais, copiadas à mão e caríssimas.
- O latim, para o qual a Bíblia fora traduzida, era o meio principal de comunicação das cidades italianas pelo governo, pelos grandes negociantes e pela Igreja.
- (Aula 38) Durante os séculos XIV e XV os estudiosos italianos tiveram uma visão diferenciada e uma compreensão mais crítica acerca da história da Antiguidade (greco-romana), ao buscar encontrar a diferença entre seu tempo e o dos povos que viverem naquele passado distante.
Todas as alternativas referentes ao passado clássico estão corretas, menos:
- Esse olhar mais analítico sobre a Idade Antiga exerceu uma grande influência na arte do Renascimento.
- O fato de olhar com pouca acuidade para o passado não significa que os artistas medievais se importassem com esse tempo.
- Foi somente no século XV que os artistas renascentistas conseguiram fazer uma investigação mais criteriosa das técnicas e dos temas da arte greco-romana.
- Os renascentistas buscaram tudo o que se referia à Antiguidade, restaurando textos clássicos, estudando monumentos antigos ou o que restara deles, etc.
- (Aula 39) A ideia de um “renascimento” estava ligada à concepção da Roma exuberante de outrora. Esse sentimento era ainda mais forte na cidade de………….., berço do poeta Dante Alighieri e do pintor Giotto di Bondone.
- Roma
- Veneza
- Milão
- Florença
- (Aula 39) Donatello e Brunelleschi fizeram um estudo sistemático daquilo que restara das obras greco-romanas com o objetivo de fazer renascer a arte. Isso não significa, porém, que somente o estudo das artes grega e romana seja o responsável pelo Renascimento (ou Renascença). O grande anseio desses artistas em renovar a arte levou-os a buscar contato com……………
Marque a alternativa incorreta:
- a natureza
- a ciência
- a cultura clássica
- o cristianismo
- (Aula 39 A) Além de ter sido o pioneiro da arquitetura do Renascimento, o arquiteto florentino Filippo Brunelleschi foi responsável por uma descoberta da maior importância no campo das artes, conhecida como……….., ampliando ainda mais a ilusão de realidade.
- perspectiva
- bidimensionalidade
- escorço
- esboço
- (Aula 39 A) Todas as afirmativas abaixo dizem respeito a Brunelleschi, exceto:
- Era o líder de um grupo de artistas que assumiu a atitude de cortar os laços com as ideias do passado medieval.
- Era detentor de pouco domínio sobre as invenções técnicas do estilo Gótico, o que contribuiu para que ele inovasse na construção de abóbadas.
- Buscou, através das formas da arquitetura clássica, desenvolver novas maneiras de harmonia e beleza, sendo muito bem sucedido em seu intento.
- A história da arte sofreu grande mudança no século XV, ocasionada pelas descobertas e inovações da geração de Brunelleschi.
- (Aula 39 B) Trata-se de uma pintura — obra do genial Masaccio — uma das primeiras criadas de acordo com as regras matemáticas do Renascimento, sendo conhecida como:
- A Família Sagrada
- Os Dois Doadores
- A Santíssima Trindade
- São João e a Virgem
- (Aula 39 C) Donatello foi amigo e conterrâneo de Brunelleschi, com quem fez um profundo estudo do que restara da arte romana. Suas habilidades eram solicitadas em toda a Itália. São obras do escultor, menos:
-
- São Jorge
- Davi
- O Festim de Herodes
- Suzana e os Velhos
Views: 2