Autoria de Lu Dias Carvalho
Quis dedicar-me conscientemente a expressar a ideia de que essa gente que, sob essa luz, come suas batatas com as mãos, também trabalhou a terra. Meu quadro exalta o trabalho manual e o alimento que eles mesmos ganharam tão honestamente. Por isso, não desejo que ninguém o considere belo nem bom. (Van Gogh)
Por favor, peço que me envie o que você encontrar de figura nos meus desenhos antigos; eu pretendo refazer o quadro dos camponeses na mesa, com efeito à luz de lâmpada. Aquela tela deve agora ser preta, talvez eu consiga refazê-la de memória. (Carta de Van Gogh a seu irmão Theo)
Rostos ásperos e lisos, de cabeça baixa e lábios grossos, não afilados, mas cheios e semelhantes aos das pinturas de Millet. (Van Gogh)
O que eu penso sobre o meu próprio trabalho é que a pintura dos camponeses comendo batatas, que eu fiz em Nuenen, é afinal a melhor coisa que fiz. (Van Gogh em carta à irmã Guillemina)
A composição denominada Os Comedores de Batata é uma obra-prima do pintor holandês Vincent van Gogh, feita sob influência do realismo do pintor Millet. Ela se encontra entre as 50 mais famosas pinturas do mundo. O pintor fecha com ela a sua primeira fase, conhecida como sua fase holandesa de pintura.
Antes de concluir sua famosa tela, Van Gogh pintou cerca de 50 rostos de camponeses, como se fizesse rascunhos para chegar a essa maravilhosa pintura, portadora de grande intensidade dramática. O artista repassa para o observador a penúria em que vivem os camponeses, assim como a melancolia e a desesperança que carregam. Comprometido com a vida dos pobres, esta obra é um manifesto contra as desigualdades sociais, fato que muito machucava o pintor.
Van Gogh gostava de retratar as pessoas do campo, as mulheres em seus afazeres diários e a natureza. Não lhe agradava a sociedade burguesa e o seu pedantismo. O artista devotava uma grande paixão aos camponeses e trabalhadores, principalmente pelos valores morais e religiosos que carregavam. Amava-lhes a nobreza da simplicidade, mesmo diante da vida difícil que levavam. E achava que o mundo rural em que viviam, era menos corrupto do que o da cidade. Preferia a essência de tal realidade para pintar seus quadros. Tanto é que uma de suas obras-primas é a tela intitulada Os Comedores de Batata, onde expõe com destreza e alma uma complexa composição de figuras. Nela, ele domina com maestria os tons escuros.
Os Comedores de Batata é uma pequena tela em que se encontram retratados cinco camponeses em torno de uma mesa tosca de madeira, de formato quadrad. São quatro mulheres e um homem. Eles fazem uma frugal refeição, fruto da pobreza em que vivem. Vê-se que o local é extremamente simples, alumiado por uma fraca luz de lampião, centrada no meio do grupo, clareando os personagens. As figuras estão vestidas com roupas austeras, levando a supor que se encontram no inverno. Um velho relógio de corda marca as horas na parede à esquerda. O pintor retrata o grupo da forma mais real possível, com seus traços grosseiros, mãos maltratadas e certa desesperança no rosto. Os tons escuros são realçados pela luminosidade do lampião.
A camponesa à direita serve quatro canecas de café de cevada e malte, enquanto a mulher à sua direita, com a sua caneca na mão, aguarda sua vez. No canto inferior direito da tela está outra chaleira, provavelmente sobre o fogão, do qual se vê apenas uma pequena parte. As batatas quentes levantando fumaça são servidas numa mesma vasilha para todo o grupo.
Na obra de Van Gogh chamam a atenção:
• as vigas à mostra iluminadas pelo lampião;
• as duas janelas ao fundo com formatos diferentes e a porta à esquerda;
• a coluna à direita que divide parte do ambiente;
• a moldura e um relógio de corda pendurados na parede;
• os vasilhames pendurados acima da mulher à direita;
• a grande vasilha com batatas ainda quentes e as mãos ossudas das figuras;
• as cadeiras rústicas.
Embora a composição Os Comedores de Batata não tenha sido um sucesso em sua época, nem mesmo chegando a ser exibida no Salão, conforme pedido do artista, atualmente é tida como uma das obras-primas de Van Gogh, colocada no mais alto patamar pela comunidade artística, sendo vista tal e qual o pintor queria que fosse.
Ficha técnica
Ano: 1885
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 82 x 114 cm
Localização: Amsterdã, Holanda
Fontes de pesquisa
Van Gogh/ Coleção Folha
Van Gogh/ Girassol
http://www.vangoghgallery.com/painting/potatoindex.html
http://www.vggallery.com/visitors/004.htm
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Lu,
Muito interessante este trabalho de Van Gogh. Considero a lamparina a parte mais importante do quadro, pois ela dá vida à composição, mostrando cada detalhe, principalmente as feições simples das pessoas. Acho essa obra mais bonita do que “Retrato Sem Barba”, considerada a obra mais famosa do autor. O título deveria ser: “Jantar em família” e não “Os Comedores de Batatas”, pois comer batata não é tão importante como a união da família.
Abraço,
Devas
Devas
Esta obra é belíssima. Quanto ao título, o objetivo de Van Gogh era mostrar que os camponeses só tinham batatas para comer, não havendo outro item na alimentação deles, tamanha era a penúria em que viviam.
Abraços,
Lu
Mas, se eles “trabalharam a terra”, porque só comiam batata e não plantavam outra coisa?
José Roberto
A terra não lhes pertencia. Tudo que nela plantavam era de propriedade dos fazendeiros, que em razão de invernos rigorosos, acumulavam tudo que pudessem, sem pensar nos trabalhadores. Sobravam-lhes apenas as batatas. A vida dos camponeses era de muita miséria. Naquela época, ainda não havia sindicatos ou alguém que falasse em nome deles. Van Gogh, que era extremamente humano, abraçou a causa deles, pois, como eles, também viveu momentos de penúria, tendo apenas um de seus quadros vendidos. Hoje, estão entre as pinturas mais caras do mundo. Quanta ironia!
Abraços,
Lu