A GRANDE ONDA DE KANAGAWA

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH bio12

A Grande Onda de Kanagawa, também conhecida apenas como A Onda, criada pelo artista japonês Katsushika Hokusai (1760 – 1849), é uma das mais conhecidas imagens da arte japonesa no mundo e a mais famosa no gênero. Ela é a primeira da série do artista, denominada “Trinta e seis vistas do monte Fuji”. De seu molde foram feitas milhares de cópias, que estão hoje espalhadas pelo mundo, principalmente no acervo de colecionadores europeus.

A Grande Onda de Kanagawa é uma xilogravura feita no início do século XIX, que tem a natureza como personagem principal da obra. Três barcos estão à deriva, um deles na base da onda colossal. As pessoas parecem desesperadas diante do perigo iminente. Os elementos humanos, figuras diminutas, são secundários, dentro de seus barcos que parecem prestes a serem engolidos pela onda gigantesca.

Ao fundo, na parte direita da composição, vê-se o monte Fuji coberto de neve, mas tranquilo. Atrás dele, um céu cinza mostra que a natureza encontra-se enraivecida. À esquerda, na parte superior da composição, está a assinatura do artista.

A onda gigantesca e ameaçadora, cuja crista encontra-se congelada, parece prestes a desabar, engolindo tudo. Sua espuma tem o formato de garras afiadas, como se quisesse mostrar a agressividade que a natureza possui, ainda que nem sempre a mostre. Portanto, a obra de Katsushika Hokusai demonstra o quão frágil é o homem diante da força que a natureza detém.

Dados técnicos:
Autor: Katsushika Hokusai
Data: entre 1830 e 1833
Dimensões: 26 x 38 cm
Localização: Metropolitan Museum of Art, Nova York, EUA

Fonte de pesquisa:
Tudo Sobre Arte/Editora Sextante

2 comentários sobre “A GRANDE ONDA DE KANAGAWA

    1. LuDiasBH Autor do post

      Júnior

      É um grande prazer recebê-lo neste espaço.
      Volte sempre e convide seus amigos para conhecê-lo.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *