Dürer – LAMENTAÇÃO SOBRE CRISTO MORTO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

A composição Lamentação sobre Cristo Morto é uma obra religiosa do pintor alemão Albrecht Dürer, em que ele mostra um grupo de pessoas, em profunda consternação, rodeando o corpo de Cristo, que acaba de ser descido da Cruz. Esta pintura foi encomendada pelo ourives Albrecht Grimm, em memória de sua primeira esposa Margaret Holzmann. Em razão da escala de importância, que se levava em conta na pintura religiosa à época, o doador e sua família apresentam-se minúsculos, na base inferior da tela, acompanhados de seus brasões.

O artista usa a paisagem ao fundo, onde se encontra presente a cidade de Jerusalém, não como adorno do quadro, mas com a finalidade de complementar a dolorosa cena, para mostrar que até mesmo a natureza chora a morte do Salvador. Para dar a sensação de maior amplitude e dramaticidade à cena, ele optou por não usar a centralização. As figuras humanas estão dispostas numa pirâmide simétrica, sendo São João Evangelista, postado num plano mais elevado, o ápice da mesma. Nuvens escuras e funestas cobrem a cidade ao fundo, embora uma luz miraculosa ilumine o grupo, ampliando o sentimento de profundo pesar existente em cada pessoa presente à crucificação de Jesus.

O grupo, em torno do corpo desnudo e lívido de Jesus Cristo, exposto sobre um longo lençol branco, é composto por oito figuras maiores. Todos mostram um sofrimento comedido, excetuando a senhora mais idosa, que levanta as mãos para cima, num gesto de desespero. Nicodemus ampara o Mestre pelas costas, segurando-o por baixo dos braços. José de Arimateia, vestido de azul, traz nas mãos um grande pote com bálsamo para passar no corpo do morto, e segura a ponta do lençol. A Virgem Mãe, postada no centro do grupo, rodeada pelos amigos, cruza as mãos em sinal de dor, enquanto seu rosto expressa grande sofrimento e resignação. Uma jovem mulher ampara, com a mão esquerda, a mão direita de Jesus, enquanto a sua direita circunda a ferida deixada pelo prego. De pé, usando um manto vermelho, Maria Madalena segura um frasco com unguento.

A família do doador, composta por cinco pequenas figuras, encontra-se na base inferior da composição. À direita está sua esposa Margreth Holtzmann e uma filha, e à esquerda encontra-se o próprio Albrecht Glimm, acompanhado de seus dois filhos. Marido e mulher trazem os escudos representativos de suas famílias. Como já falei em outras obras, na feitura de pinturas religiosas, encomendadas por doadores, esses sempre apareciam na obra.

Ficha técnica
Ano: 1500
Técnica: óleo sobre madeira
Dimensões: 151 x 121 cm
Localização: Pinacoteca de Munique, Alemanha

Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann

5 comentários sobre “Dürer – LAMENTAÇÃO SOBRE CRISTO MORTO

    1. LuDiasBH Autor do post

      Victor

      Esta pintura toca profundamente na nossas emoções. Agora na Semana Santa, estou trabalhando somente com as pinturas relativas a Cristo. E cada uma é mais bela e mais comovente do que a outra.

      Muito obrigada pela participação.

      Abraços,

      Lu

      Responder
      1. Victor

        É verdade, Lu, especialmente se tratando da Semana Santa. Realmente muito comovente e toca nossas emoções ainda mais que eu sou Cristão também 🙂 e além disso eu gosto muito de arte.

        Responder
        1. LuDiasBH Autor do post

          Victor

          A arte é responsável por embelezar nossa vida, ao aflorar o nosso lado bom. Ela nos leva a trabalhar nossos sentimentos, a ver o mundo sob um olhar diferente. Em suma, ela nos torna mais humanos.

          Abraços,

          Lu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *