Almeida Júnior – CAIPIRA PICANDO FUMO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

CAIPIRA0001

A composição denominada Caipira Picando Fumo é uma das obras marcantes do pintor brasileiro Almeida Júnior, que, segundo alguns, foi o responsável por introduzir, pela primeira vez, o homem brasileiro na pintura. Em razão disso, sua obra está repleta de tipos que nos são bastante comuns.

O caipira é a única figura humana a fazer parte do quadro. Ele é um homem de meia idade, forte, de rosto marcado pela dureza da vida, que usa uma camisa branca de mangas compridas que vão até o punho, com uma abertura em forma de V no peito, e uma calça amarronzada, gasta, com a barra dobrada quase no meio da perna. Chama a atenção a parte visível da ceroula, comum àquela época, ultrapassando a perna esquerda da calça.

O homem encontra-se calmamente sentando sobre toras, em frente ao paiol feito de taipa, absorto, picando seu pedaço de fumo com uma enorme faca, em diagonal, usada para os mais diferentes serviços. Ele já preparou a palha de milho, que se encontra atrás de sua orelha esquerda, para receber o fumo picado. No chão, em volta dele, é possível ver um monte de palhas espalhadas.

O pintor destaca com grande realismo as mãos ásperas e os pés toscos do caipira, com as unhas sujas de barro, assim como a calça, assinalando a vida dura que leva no trato com a terra. Atrás dele vê-se uma porta entreaberta, sombreada, e, à frente, uma árvore reflete sua sombra no chão. Parece ser este um momento de grande prazer para o homem da terra, tipo popular em Itu, apelidado de “Quatro Paus”.

Ficha técnica
Ano: 1893
Dimensões: 202 x 141 cm
Técnica: óleo sobre tela
Localização: Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil

Fonte de pesquisa
Almeida Júnior/ Coleção Folha

5 comentários sobre “Almeida Júnior – CAIPIRA PICANDO FUMO

  1. José Henrique

    Lu

    Eu achei um quadro já alguns anos e deixei em casa. Hoje noto que se trata do Almeida Júnior, porém não sei ao certo se é verdadeiro. Gostaria de saber se vocês poderiam avaliar. Se trata do mesmo retrato acima, porém está sobre uma madeira menor.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      José Henrique

      Como se trata de um quadro igual ao visto no texto, com certeza não é original, a menos que o artista tivesse feito dois. Não faço avaliação, mas você poderá levá-lo numa galeria de confiança ou num museu. O original encontra-se no Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

      Abraços,

      Lu

      Responder
  2. Marise Soares

    Olá! Sou proprietária de uma tela assinada por Almeida Júnior. Esta tela está na família há muitos anos e ninguém procurou saber de sua autenticidade. Seria possível um contato para que eu possa saber se o artista é o famoso Almeida Júnior?
    Obrigada!

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Marise

      Seja bem-vinda a este espaço!

      Amiguinha, acho que você está com uma grande fortuna nas mãos. A tela tem algum título ou data? Poderia me enviar uma foto dela? Aconselho-a a levar a um diretor de museu de arte (pintura). Não a deixe na mão de ninguém e tampouco faça muito alarido.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *