Autoria do Dr. Telmo Diniz
Já está bem estabelecido que o chá verde ou “green-tea” é benéfico para as pessoas e contra diversas patologias, desde ajudar no controle dos níveis de colesterol, passando pelo equilíbrio do peso corporal e até como coadjuvante no combate ao câncer. O chá verde cobre várias indicações, de acordo com grande número de artigos científicos realizados em todo o mundo. Entre as inúmeras doenças às quais se atribui os benefícios do chá verde, incluem as viroses, como a gripe, os resfriados, o zika vírus, a dengue, etc. Vamos ver hoje como o chá verde pode nos ajudar a combater estas viroses.
O chá verde é retirado de uma espécie particular da planta, a Camellia sinensis. Ao componente principal do chá verde dá-se o nome de polifenol, que são as substâncias que possuem atividades que vão estimular de forma benéfica nossa saúde. Possui enorme atividade antioxidante, o que significa que podem exercer proteção contra os famosos radicais livres. Uma xícara média de chá verde contém cerca de 250mg de polifenóis, sendo esse chá, portanto, extremamente benéfico à saúde.
Mas o que tem o chá verde a ver com as viroses? Para que o leitor tenha um melhor entendimento sobre o tema, é interessante saber que todo e qualquer vírus necessita de um organismo para sobreviver e se multiplicar. Eles são como parasitas, que fora do nosso corpo morrem rapidamente. Quando eles são transmitidos para uma pessoa, procuram células para invadir e se multiplicar. É neste momento que entram em ação os polifenóis do chá verde. Pesquisas apontam no sentido de que estas substâncias impedem a entrada do vírus em nossas células e, portanto, a doença viral, seja ela qual for, não irá evoluir.
Pesquisa recente de São José do Rio Preto (SP) e do Mato Grosso diz que chegaram a um composto que conseguiu inibir o vírus da zika, transmitido pelo mesmo mosquito da dengue e da chikungunya. O trabalho é inédito no Brasil e foi publicado em uma revista científica internacional. Foram seis meses de testes e os pesquisadores contam que usaram um composto natural encontrado no chá verde: o epigalo catequina galato (EGCG), ou seja, um polifenol. Eles isolaram o zika e aplicaram o composto que inibiu a entrada do vírus na célula. Este mesmo composto do chá verde já tinha se mostrado eficaz no combate a outros vírus como o do HIV, do herpes, vírus da influenza (gripe) e o da hepatite C. Agora também se mostrou uma arma poderosa contra o vírus da zika.
A importância desta descoberta decorre dos casos de microcefalia e problemas neurológicos em fetos de mães que foram infectadas pelo vírus da zika. Chegou-se à inibição de 85% dos vírus, o que é mais do que satisfatório. O chá pode ser usado por mulheres grávidas e grande parcela da população, sem maiores problemas. Portanto, vá de uma xícara ao dia em qualquer período do ano e de duas a três xícaras de chá verde nos períodos de alguma doença viral. Fica a dica!
Views: 2
Oi!
Quem imaginaria que algumas xícaras de chá trariam tantos benefícios. Apesar de adorar um chá, tenho uma grande resistência em tomar o verde, pois não gosto do sabor. Diante das informações tentarei introduzi-lo no meu cardápio.
Beijos
Pat
Também confesso que o sabor não me é muito agradável. Mas depois de bebê-lo vem um gostinho bem especial. E vale a pena o sacrifício.
Abraços,
Lu
Hoje nos deparamos com tantas propagandas de medicamentos miraculosos,que vão desde a garantia do rejuvenescimento até o prolongamento da vida. Descarto 99% deles, mas confesso, o chá verde, realmente é excelente! Faço uso da dosagem diária do bendito chazinho e como ele ajuda, principalmente – no meu caso – no trato intestinal. Acho que tenho algum gene indígena, pois sou apaixonada por chás! E não me refiro aos chás que europeus bebem em suas tardes, tampouco os uso exageradamente e sem desconhecer os efeitos nocivos, que algumas plantas podem oferecer.
Os polifenóis, que no estudo da química nos deixam meio malucos, rs, têm verdadeiramente efeitos bastante benéficos e o chá verde, com o hábito diário, é uma delícia! E acrescento: na pele o efeito é visível com o passar do tempo. Mantém a pele bonita, sim! Bom que o tenham estudado como atenuante da microcefalia. Uma das tragédias atuais! Sigo com meu chazinho diário e o aconselho para todos. Tem um sabor típico, mas os polifenóis sempre mantém aquele adocicado próprio, mascarado pela erva que é um pouco mais forte, mas ainda assim,é gostoso!
Miss Celi
Se alguém ainda tinha dúvidas quanto às maravilhas trazidas pelo chá verde, depois de ler o seu comentário irá correndo atrás de uma boa xícara. Também gosto muito. Não é à toa que os orientais fazem uso dele há séculos.
Beijos,
Lu