Chagall – A VACA COM SOMBRINHA

Autoria de LuDiasBH

avacoso

Quando Chagall pinta, não se sabe se ele dorme, nesse momento, ou se está acordado. Ele deverá ter, em qualquer sítio na cabeça, um anjo. (Pablo Picasso)

A composição A Vaca com Sombrinha  é uma obra do pintor russo Marc Chagall, feita após a libertação da Europa, fato que o deixou muito feliz.

Uma vaca branca de cabeça azul, voando acima da cidade, é a figura central do quadro. Para conter o calor do sol escaldante, acima de seu lombo enfeitado com um ramalhete de flores, ela usa um guarda-sol agregado à pata dianteira esquerda. O seu rabo forma a figura de uma noiva e seu companheiro.

À direita, uma galinha amarela e um cão aparecem em cima do telhado das casas. O cachorro parece querer sugar as tetas da vaca, que tem uma das patas traseiras acima da figura de um homem de vermelho, possivelmente um palhaço.

Era próprio do pintor substituir o ser humano por um animal. Eu imagino que este quadro tratou-se apenas de uma festiva brincadeira, pintada pelo “anjo” que o artista traz na cabeça, como disse Picasso.

Ficha técnica
Ano: 1946
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 77,5 x 106 cm
Localização: Coleção Richard S. Zeider, Nova Iorque, EUA

Fonte de pesquisa
Marc Chagall/ Taschen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *