Monet – O TERRAÇO EM SAINTE-ADRESSE

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

monet6

A tela de Monet, denominada Terraço em Sainte-Adresse (1867), apresenta um cenário tipicamente burguês, e é considerada uma obra-prima de sua fase juvenil. Embora à época houvesse grande tensão entre o pintor e seu pai, Monet retrata-o na cena.

Monet pinta a sua família no terraço da casa de sua tia Marie-Jeanne, situada em frente ao mar, em Sainte-Adresse. As figuras representadas no quadro são:

1- A tia Marie-Jeanne, sentada, segurando uma sombrinha branca que encobre a sua cabeça.
2- O pai, Adolphe, assentado à direita da tia, com o olhar direcionado para o mar, ao fundo.
3- A prima Jeanne-Marguerite e um jovem que conversa com ela.

No primeiro plano do quadro, encontra-se o jardim, assim como a balaustrada e os mastros com suas bandeiras. No terraço, existem duas cadeiras desocupadas, embora afastadas uma da outra, que pertencem ao casal que se encontra de pé.

Embora à época, Monet  encontrasse-se numa situação nada comum, não tendo ainda se casado com Camille, mas já sendo pai de uma criança, o que ocasionava um sério atrito com o pai, o seu quadro burguês atem-se às convenções sociais, pois o casal namora sob o olhar observador de seus pais, mantendo certa distância entre os dois.

Pelas sombras das pessoas, plantas e objetos vistas no terraço e as sombrinhas abertas, percebe-se que é um dia de sol, embora esse não seja vislumbrado. Enquanto o tremular das bandeiras e a direção tomada pela fumaça, que sobe das embarcações espalhadas pelo mar, assim como as águas encrespadas desse, indicam que também há vento.

O pintor, amante das flores, e que trabalharia com elas até seus últimos dias de vida, retrata-as aqui com uma grande riqueza. É possível distinguir trepadeiras com suas flores vermelhas, diferentemente dos gerânios e papoulas com a mesma cor. Existem ainda a brancura das camomilas, flores alaranjadas, assim como uma enorme variação de tons de verde, presentes nas folhas e na grama. O pintor, pela primeira vez, utiliza o efeito colorido das sombras e cores contrastantes entre si, como o vermelho e o verde.

Ficha técnica:
Ano: c. 1866/1867
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 98 x 130 cm
Localização: Metropolitan Museum, Nova Yorque, Estados Unidos

Fontes de Pesquisa:
Claude Monet/ Coleção Folha
Grandes Mestres da Pintura/ Editora Abril
Monet/ Editora Taschen
Monet/ Editora Girassol

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *