Correggio – LEDA E O CISNE

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

ledeoci

A composição denominada Leda e o Cisne é uma obra mitológica do pintor italiano Correggio, tendo este tema da mitologia grega sido representado por inúmeros pintores. Na sua tela, o artista mostra o momento em que Leda, rainha de Esparta e esposa do rei Tíndaro, encontra-se num local arborizado, tomando banho, ladeada por ninfas, Cupido, “putti” (crianças ou anjos) e suas criadas, quando recebe a visita do deus dos deuses.

Zeus (Júpiter), que por Leda havia se apaixonado, toma a forma de um cisne branco, para dela se aproximar. Ele é visto com o corpo entre suas pernas, o bico direcionado para seus lábios, e o pé direito tentando subir no seu corpo, enquanto ela o fita com ternura.

Leda encontra-se nua, de costas para uma grande árvore e com o corpo de frente para o observador, de maneira a levá-lo a presenciar sua união com o cisne (Zeus). Contudo, o pintor não permitiu que sua pintura resvalasse para a obscenidade. Um dos pés de Leda toca o chão, enquanto o outro fica no ar.

Em volta de Leda, à esquerda, estão duas ninfas dentro de uma fonte. Uma delas está sendo vestida por uma criada, enquanto a outra se mostra amedrontada com o cisne branco que dela se aproxima. Um terceiro cisne branco voa acima de sua cabeça, em direção às árvores. A outra criada, de veste azul, observa, encabulada, a ninfa e o cisne. À direita da rainha, alheios à cena, estão Cupido, tocando sua harpa e dois “putti” (crianças com asas, pequenos cupidos) brincando. À esquerda do deus do amor está sua aljava com setas.

Atrás do grupo descortina-se uma paisagem de grande beleza, com relva, árvores verdes, montanhas acinzentadas e céu azul com nuvens brancas. Segundo a mitologia grega, em razão de seu contato com Zeus, Leda acabou chocando dois ovos, deles nascendo os filhos Castor, Pólux e Helena (de Tróia)

Ficha técnica
Ano: c. 1531/1532
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 152x 191 cm
Localização: Staatliche Museen zu Berlin, Berlim, Alemanha

Fontes de pesquisa
Renascimento/ Editora Taschen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *