Domenico Beccafumi – A ANUNCIAÇÃO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

can,1234

A Anunciação, obra do pintor Domenico Beccafumi, é uma composição tranquila e simplificada, apesar de sua rica gama de cores e contrastes fortes entre o claro e o escuro.

A Virgem Maria está assentada num ambiente desprovido de móveis ou de quaisquer outros objetos, que mais se parece com um templo, quando recebe a visita do mensageiro divino que lhe traz a notícia de que ela será a mãe do Salvador.

O anjo, que aqui se apresenta, não parece tão criança como os outros já vistos em outras composições, e também não permanece ajoelhado ou de pé diante da Virgem. Encontra-se pairando no ar, próximo a ela. Ele traz os braços cruzados sobre o peito e na mão direita segura um galho de lírios brancos, simbolizando a pureza de Maria. Seus cabelos são curtos e avermelhados, e suas vestes são multicores.

A Virgem mira o anjo com doçura. O seu rosto demonstra plena aceitação da vontade de Deus. Na parte superior do quadro, ao centro, uma pomba, refletindo uma luz dourada, simboliza o Espírito Santo. Através da porta aberta, vista no fundo da composição, descortina-se uma paisagem verdejante, onde é possível notar a presença de duas árvores.

Ficha técnica
Data: c. 1545
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 237 x 222 cm
Localização: São Martin e Santa Vitóra, Sarteano, perto de Siena, Itália

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *