Duccio – A TRANSFIGURAÇÃO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

atra

A pintura A Transfiguração trata-se do painel central de um grande retábulo pintado por Duccio, encomendado-lhe em 1308. Depois de terminado, três anos mais tarde, o enorme retábulo foi levado, numa majestosa procissão, pelos moradores de Siena, à época, desde o ateliê do artista à catedral da cidade, onde ornamentaria o altar-mor.

Esta parte do retábulo apresenta o momento em que Cristo, no topo de um monte áspero e rochoso, transfigura-se diante de seus três apóstolos: Pedro, Tiago e João, ajoelhados, e dos profetas: Moisés, à esquerda, e Elias, à direita, ambos de pé. O Mestre ocupa o ponto mais elevado do pico, trazendo um livro de capa vermelha na mão esquerda, enquanto que, com a direita, abençoa os presentes. Ele veste roupas majestosas, sendo uma túnica vermelha e um manto azul, com listras douradas, similares ao brilho do assento do pico rochoso.

Os gestos de surpresa e adoração das figuras, presentes no local, levam o olhar do observador em direção a Jesus Cristo que, juntamente com os apóstolos e profetas, traz na cabeça maravilhosas auréolas, simbolizando a divindade dos mesmos. Todas as figuras encontram-se descalças, como prova de grande humildade.

Infelizmente esta peça encontra-se em precário estado de conservação, sendo que a figura do apóstolo João, ao centro, e em primeiro plano, está muito danificada.

Ficha técnica
Ano: 1311
Técnica: têmpera sobre madeira
Dimensões: 43,8  x 45,7 cm (controverso)
Localização: Galeria Nacional, Londres, Grã-Bretanha

Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *