Duccio – O FUNERAL DA VIRGEM

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

ofudavi

O Funeral da Virgem é um pormenor do retábulo Maestà, obra do pintor italiano e pré-renascentista Duccio, encomendada para ornamentar o altar-mor da Catedral de Siena, cujo contrato deu-se em 1308, levando o artista três anos para terminar seu trabalho.

Esta parte do retábulo tem como objetivo louvar a Mãe de Jesus. A pintura lembra a iconografia do enterro de Jesus Cristo. Presume-se que estivesse localizada no painel superior direito do retábulo. Os painéis superiores retratam acontecimentos da vida da Virgem Maria.

A Mãe de Jesus apresenta-se em primeiro plano, deitada sobre um sarcófago postado horizontalmente. Os treze apóstolos apresentam-se em semicírculo, deixando a frente livre, como se ali fosse o lugar do observador. Eles se mostram visivelmente consternados. Uma grande auréola cinge desses, simbolizando divindade. Aqueles, que se encontram mais próximos do corpo da Virgem, seguram num lençol para descê-lo à tumba. Ao fundo desenrola-se uma paisagem rochosa com árvores dispersas, lembrando iluminuras.

Ficha técnica
Ano – c. 1308/11
Técnica: têmpera sobre madeira
Dimensões: 40,8 x 54 cm
Localização: Museo dell’Opera Metropolitana, Siena, Itália

Fontes de pesquisa
Duccio/ Abril Cultural
1000 obras-primas da cultura europeia/ Könemann

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *