Dufy – VISTA DE SAINTE-ADRESSE

Autoria de LuDiasBH

videsa

A composição Vista de Sainte-Adresse é uma obra do artista francês Raoul Dufy, captada durante a hora do crepúsculo, quando ele se encontrava no sul da França.

Impregnadas por uma atmosfera envolvente, casas, torres, árvores, casas e barcos possuem apenas o objetivo de demarcar as grandes áreas de cor, em que predominam grandes faixas de verde e azul. As ondas do mar, como nos desenhos infantis, são representadas por triângulos pretos. A intensa luminosidade mediterrânea prende os olhos do observador nesta lírica composição à beira-mar.

À direita ergue-se a cidade, cuja base alcança a lateral esquerda da tela. Pequenas casas coloridas, em que predomina a cor branca, parecem descer por uma encosta, até atingir o mar. Próximas à lateral direita da tela erguem-se duas igrejas, em tons diferentes de amarelo, com suas torres elevadas. Toda a cidade encontra-se tomada por árvores de um verde escuro. Inexiste a presença de ruas.

O grande mar azul, margeando parte da cidade, abrange um espaço semelhante ao ocupado por ela. Apenas uma linha separa céu e mar, mostrando uma pequena faixa do primeiro. As ondas, em torno da cidade, estão representadas por pequenos triângulos escuros e alguns traços brancos, como se o mar estivesse encapelado. Atingindo as casas veem-se algumas ondas sinuosas. Em alto mar não se vê ondas, portanto, os dois navios, com suas grossas nuvens de fumaça, encontram-se próximos à cidade, assim como um barco a vela.

 Ficha técnica
Ano: c. 1924
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 53 x 65 cm
Localização: Museu de Arte, Basileia, Suíça

Fonte de pesquisa
Gênios da Pintura/ Abril Cultural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *