El Greco – ANUNCIAÇÃO OU ENCARNAÇÃO

Autoria de LuDiasBH

anuoen

A composição Anunciação, também conhecida como Encarnação, foi pintada para ornamentar o Colégio de Maria de Aragão, onde os alunos preparavam-se para o seminário. A observância da castidade da Virgem deveria exortar os seminaristas a permanecerem castos na aceitação de seus votos e deveres.

Maria, ainda bem jovenzinha, encontra-se em seu genuflexório, em oração, quando recebe a visita do anjo Gabriel. Ela veste uma túnica avermelhada, coberta por um manto cinza-azulado, que desce de sua cabeça ao chão.

O anjo mensageiro, à frente de Maria, encontra-se numa nuvem, com um manto verde, asas abertas e mãos cruzadas sobre o peito. A Virgem encara-o com submissão. O Espírito Santo, em forma de pomba, emergindo de um foco de luz dourada, paira sobre eles, enquanto no céu, na parte superior da tela, um grupo de anjos músicos, sentados sobre aos nuvens, tocando seus instrumentos e cantando, regozijam-se com o mistério da encarnação.

Entre os pés de Maria e do anjo encontra-se um cesto com panos brancos, que contém uma planta de folhas verdes, como se as flores fossem velas em chamas, aludindo à sarça ardente, a mesma vista por Moisés, ao receber as Tábuas da Lei, provavelmente simbolizando que, embora ardesse pelo fogo, a sarça não era consumida, assim como a Virgem, que continuava pura, mesmo após receber a boa nova de que seria mãe do filho de Deus.

Esta obra de El Greco é uma junção de luz e cores, onde a Virgem é iluminada pela luz que emana do Espírito Santo.

Ficha técnica
Ano: 1597-1600
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 315 x 174 cm
Localização: Museu do Prado, Madri, Espanha

Fonte de pesquisa
El Greco/ Editora Girassol

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *