Eliseu Visconti – MATERNIDADE

Autoria de LuDiasBH 

matern

A composição Maternidade é uma obra do pintor brasileiro Eliseu Visconti, feita quando o artista encontrava-se em Paris. É considerada uma pintura pré-impressionista, tendo sido pintada ao ar livre. É também a mais importante dessa fase do artista.

Na tela está uma jovem senhora, luxuosamente vestida com blusa branca de tecido leve e transparente, e saia rodada de seda azul e reflexos prateados. Um grande chapéu, também de tecido fino, enfeita-lhe a cabeça. Ela se encontra sentada numa cadeira no parque, onde amamenta seu filho, fitando-o ternamente. O garoto, vestido apenas com a parte de cima da roupa e com sapatinhos e meias, toma sol. À frente da mulher está outra cadeira, sobre a qual se encontra parte da vestimenta do bebê. O carrinho, com suas grandes rodas, responsável por conduzir a criança, encontra-se à direita da mãe, que levanta o seio com a mão esquerda para que o filho tenha melhor acesso a ele. E o bebê, por sua vez, segura sua mão.

Uma garotinha brinca com sua boneca de roupa azul, sentada atrás da mãe, e de costas para ela. Usa um vestido rodado de cambraia branca, toda bordada, e fita cor-de-rosa na cintura, e traz na cabeça um vistoso chapéu. Seus longos cabelos caem-lhe pelas costas.

Enormes árvores, com diferentes cores na folhagem, ornamentam o local de chão arenoso. Uma escultura de mármore está proxima ao grupo. Mais ao fundo vê-se outra estátua de mármore e pessoas usufruindo das sombras das árvores. Chama a atenção, sobretudo, o modo como o artista pintou a folhagem e o solo e tabalhou as texturas das roupas.

Ficha técnic
Ano: 1906
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 165 x 200 cm
Localização: Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil

Fonte de Pesquisa
Eliseu Visconti/ Coleção Folha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *