Escola de Fontainebleau – DIANA A CAÇADORA

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

dianaca
A composição denominada Diana a Caçadora é uma obra da Escola de Fontainebleau que ficava situada nos arredores de Paris. Por ela passaram inúmeros pintores. Não se sabe exatamente quem foi o criador desta pintura.

A pintura mostra a esbelta Diana (Artemis) – a deusa romana da caça – andando pelo bosque, andando da direita para a esquerda, acompanhada de um cão. Seu corpo é visto de perfil, mas sua cabeça está voltada para o observador. Ela se encontra coberta apenas por um manto amarelo que desce por seu ombro direito, e por um véu, quase imperceptível, a cobrir-lhe a genitália. Todo o resto do corpo encontra-se nu. Na mão esquerda carrega seu arco, na direita traz uma flecha e nas costas leva sua aljava. Um grupo de árvores serve de fundo para o corpo da deusa e de seu cão.

Diana era muito diligente com sua virgindade, por isso, segundo a mitologia romana, ela transformou o caçador Acteão em cervo, por tê-la visto nua durante o banho. A deusa parece fitar o observador, como a censurá-lo por invadir seus domínios.

Ficha técnica
Ano: c. 1550
Técnica: óleo sobre madeira, transferido para tela
Dimensões: 191 x 122 cm
Localização: Museu do Louvre, Paris, França

Fonte de pesquisa
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann
Mitologia/ Thomas Bulfinch
Renascimento/ Editora Taschen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *