LIVRE-SE DA INSEGURANÇA

Autoria do Dr. Telmo Diniz

comics1

A insegurança é um sentimento de mal-estar geral associado a um incontrolável temor, normalmente desencadeado por uma instabilidade emocional que ameaça a imagem da pessoa. Alguém que é inseguro não tem confiança em si, teme que coisas boas do presente sejam temporárias ou, ainda e pelo contrário, que coisas ruins possam acontecer a todo o momento. O inseguro típico tem receio tanto de coisas boas quanto ruins. Este texto fala sobre este estado emocional e como podemos dominá-lo.

O traço característico do inseguro é a presença de um medo sem fundamento, como, por exemplo, medo de ser rejeitado, medo de que as coisas não deem certo, medo de ficar só, medo de ficar pobre (e também de ganhar dinheiro e não saber como lidar com isso), etc. Você percebe que uma pessoa pode ser insegura quando ela fica procrastinando, ou seja, fica adiando as coisas – “mais tarde eu faço”. Adia uma conversa importante, adia tarefas na escola ou no trabalho, adia uma compra, adia uma atitude, adia fazer um curso, etc. O inseguro tem medo de “fazer acontecer”, sente-se refém dos outros e do destino. Do mesmo modo acha que só conseguirá uma promoção se o chefe assim o quiser, só fará um curso se alguém convidar, só conversará com alguém se o outro puxar conversa. E daí vai.

Existem formas de dominarmos nossas inseguranças. Primeiramente, devemos parar de nos comparar com outras pessoas. Se você realmente quer melhorar suas inseguranças, é hora de aceitar que cada pessoa tem seus pontos fortes e fracos e, portanto, que você tem capacidades próprias que outras pessoas não têm. Só porque alguém é melhor que você em algo, não quer dizer que você é ruim em tudo. Pelo contrário, você tem capacidades individuais que as outras pessoas não possuem. Pense nisso!

Permita-se errar. Quem não erra, nunca vai acertar. A pessoa insegura tem a tendência de nunca arriscar, justamente pelo medo de falhar. Uma vez que você se aceitar, terá dado o primeiro passo em direção ao crescimento pessoal. Ao perceber que ninguém é perfeito, e que é passível de errar, poderá arriscar mais. Ao aprender a aceitar-se, irá perceber que outras pessoas aceitá-lo-ão também. E a autoconfiança é o melhor remédio para deixar a pessoa mais atraente. E pessoas atraentes têm mais oportunidades de sucesso. De igual forma, permita-se vivenciar suas experiências. Toda vez que nos arriscamos e seguirmos em frente – apesar de nossas inseguranças – saímos mais experientes. Com isso, a confiança vai aumentando gradativamente. Se erros acontecerem, aprende-se a lição e o rio da vida segue seu curso.

Para finalizar, a insegurança certamente irá se desmanchar diante da autoaceitação e do reconhecimento de que cada um é um ser único. Não espere agradar a todos, isso é uma utopia. Também não busque se comparar com quem quer que seja. O melhor remédio para a insegurança é o autoconhecimento. Uma vez que você localizar a origem da insegurança que permeia sua vida, poderá seguir em frente sem carregar consigo o que ficou para trás. Enfrente seus medos e problemas e vá ser feliz.

Nota: pintura de Fernando Botero

14 comentários sobre “LIVRE-SE DA INSEGURANÇA

  1. Patricia Sampaio

    Oi Lu!

    O Dr. Telmo sempre nos brinda com belos textos. Este em especial me deu uma bela sacudida. Às vezes sentimos um frio na espinha aquele medo de que algo não vai dar certo e você vai falhar. Mundo cruel. Aí vem a tal da insegurança. Entretanto, Dr. Telmo usou uma expressão mágica: “permita-se”.
    Obrigada!

    Um grande abraço.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Pat

      Eu estou na fase do “permita-se”. Se não experimentarmos, jamais saberemos se vamos acertar ou não. Qualquer que seja a resposta, acabamos sempre aprendendo alguma coisa. O texto é realmente muito bom.

      Beijos,

      Lu

      Responder
  2. José Elias

    Boa tarde, Lu!

    O artigo sobre insegurança que foi publicado no seu site está muito bom. O Dr. Telmo é piscólogo ou psiquiatra?

    José Elias

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      José Elias

      Os artigos do Dr. Telmo são excelentes, sobretudo pela linguagem simples e direta que ele usa. Ele é clínico geral, geriatra e psiquiatra.

      Abraços,

      Lu

      Responder
  3. Matê

    Os textos do Dr. Telmo são muito práticos, úteis e acessíveis. Tratam de assuntos que dizem respeito ao nosso dia a dia. Fica sempre uma lição.
    Abraços
    Matê

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Leila

      Como sempre, com sua sensibilidade e inteligência, você atinge a essência da verdade.

      Abraços,

      Lu

      Responder
  4. Rui

    Olá a todos, sem exceção.
    O doutor Telmo, neste texto cheio de sabedoria, ensina-nos muita coisa com suas palavras simples. Nós somos uma força da natureza, por isso devemos sempre olhar para nós próprios e tomar atitudes. Eu passei por uma grande turbulência, mas tomei decisões certas. Estou sempre me enriquecendo com os textos do doutor Telmo. Agradeço pelo seu tempo e dedicação,pois ficamos mais RICOS.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Rui

      Dr. Telmo realmente usa palavras simples que atingem o alvo, tocando-nos diretamente no coração. Sinto-me muito feliz em tê-lo no nosso blog.

      Abraços,

      Lu

      Responder
  5. Oziel

    Muito interessante e inteligente este texto, e me fez um bem enorme, ao coincidir com um momento complicado em que estou passando. Mais uma vez este incrível “vírus” vem colaborar com aqueles que tem a sensibilidade de ler e entender a sua importância. Obrigado pela oportunidade e pela ajuda inusitada.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Oziel

      Diz alguém que “Quando desejamos algo com todas as forças de nosso coração, o universo conspira para que isso aconteça.”. No seu caso, você procurava por uma reposta para o momento pelo qual passa. E ei-la que veio até você. O Dr. Telmo é muito sábio nos seus conselhos. Alegra-me portanto, que o nosso “vírus” seja do bem… risos. Espero que resolva o seu problema com o menor sofrimento possível. Estou torcendo por você.

      Abraços,

      Lu

      Responder
      1. Emanuel Nunes

        Olá!

        Incrível o conteúdo deste texto que explica de forma simples e direta nossos medos de tentar… Parece que foi escrito para mim. Mudanças vêm neste ano e serão boas para mim e minha família. Então sem medo!

        Responder
        1. LuDiasBH Autor do post

          Emanuel

          Fico feliz ao saber que o texto do Dr. Telmo foi muito bom para você. Os textos dele são precisos e diretos. São todos ótimos. No blog, encontram-se em VIDA SAUDÁVEL e em ARTE DE VIVER.

          Felicidades em suas mudanças e um abraço para toda a família.

          Lu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *