MEMÓRIA E TRADIÇÕES POPULARES

Autoria de Luiz Cruz

tradic1    tradic12

Em Tiradentes, a maioria das manifestações culturais sempre esteve ligada às devoções religiosas. Elas se entrelaçaram  abrigando todas as camadas sociais, as habilidades e ofícios a serviço da beleza e do brilho das cerimônias, da história, da vivência e da memória. Algumas dessas manifestações foram passadas através das gerações, como um legado devocional e cultural, adotadas e assumidas por famílias que integraram essas atividades. Em muitos casos, promoveram a união e o diálogo entre seus membros, tornando-se um motivo de orgulho para os jovens herdar a honra e a responsabilidade de participar dessas atividades, na falta dos mais velhos.

Outras manifestações culturais perderam sua força ao longo do tempo, seja pelas dificuldades financeiras e a falta de apoio em geral, ou perda das lideranças que as mantinham ativas. O interesse e o gosto em lutar por sua continuidade cederam lugar aos apelos de novas ocupações e de seitas religiosas, algumas a impor limites e condenações à alegria presentes nas manifestações de ordem cultural. Algumas tradições encontram-se ainda ameaçadas pela influência da cultura de massa, muitas vezes destituída de conteúdo e sentido, presente nas expressões culturais contemporâneas.

O patrimônio imaterial, contido nessas manifestações, é fundamental para manter  a identidade local. Seus registros aqui em Tiradentes e em seu entorno vêm valorizar essa memória para que a Educação abra espaço para melhor conhecê-la e preservá-la. Desejamos que o reconhecimento do legado da tradição seja a comunhão dos cantos, das danças, das cores, da fé e da alegria, para agradecer e celebrar a vida.

O livro Memória e Tradições Populares registrou todos eventos ao longo do ano – as festas populares, as festas cívicas, as festas religiosas, os costumes, os usos e as tradições de Tiradentes.  Trata-se da última publicação do Projeto Educação Patrimonial, tendo o Instituto Histórico e Geográfico de Tiradentes como proponente e o BNDES como apoiador financeiro.

Memória e Tradições Populares, fruto de ampla pesquisa das tradições, da memória e da história de nossa gente, é um importante registro das festas populares, cívicas, religiosas, de costumes e usos e das tradições de Tiradentes e região. É uma viagem no tempo, um resgate da cultura popular passada através das gerações, reconhecida nas ações do cotidiano, onde a manutenção das tradições culturais são respeitadas e valorizadas, favorecendo o autoconhecimento e a qualidade de vida. E é com grande orgulho que entregamos para Tiradentes e região, para pesquisadores e interessados nesses temas em nosso Estado, no país e no mundo, esse registro que contribuirá para o resguardo dessas manifestações tão importantes que constituem nossa identidade.

O Projeto de Educação Patrimonial está sediado no Espaço Educativo do Museu da Liturgia, Rua Jogo de Bola, nº 15, centro histórico de Tiradentes.

O lançamento do livro Memória e Tradições Populares  será no próximo dia 08, às 17h, no Centro Cultural Yves Alves, Rua Direita, 168, centro histórico de Tiradentes.

Contatos:
Museu da Liturgia:   (32) 3355-1552
Luiz Cruz –   (32) 3355-1272
Maria José Boaventura –   (32) 3355-1272

Fotografias: Congado de São Benedito e Carnaval – Bloco Ver-te-cana.
Fotos: Luiz Cruz

4 comentários sobre “MEMÓRIA E TRADIÇÕES POPULARES

  1. maria tereza raposo

    Luiz e Marijô

    A manutenção das tradições e memória popular é trabalho muito importante para afirmar a identidade do cidadão (no caso, o tiradentino). Quem não sabe de onde, como, quando e porquê, acaba se perdendo. Fica sem raízes e não gera sementes.

    Responder
    1. Luiz Cruz

      Olá Maria Tereza,
      Esta acabou se tornando uma das mais importantes publicações do nosso projeto, pois registrou e refletiu a alma da nossa cultura. Manter preservada a arquitetura é muito importante, mas ela precisa de vida, de uso e uma finalidade. Nossas celebrações são a alma do nosso valioso conjunto arquitetônico. São elas que nos identificam e nos tornam que somos. O lançamento de Memória e Tradições Populares foi um sucesso, mas também uma prova de que precisamos trabalhar muito mais para que a comunidade participe mais, que se envolva com as celebrações, sejam elas cívicas ou religiosas – para que se sintam comprometidas, inseridas no contexto sóciocultural, e como você colocou, com raízes e identidade.

      Seu volume está reservado e aguardo sua visita.
      Gratíssimo por sua presença aqui.

      Um abraço amigo,

      Luiz Cruz

      Responder
  2. Luiz Cruz

    Lu,
    Muito obrigado pela publicação e pelo reconhecimento. Este livro registra os diversos aspectos do patrimônio imaterial de Tiradentes, tão rico, mas também tão vulnerável. A obra se torna expressiva, pois registra algumas celebrações que estão gravadas na memórias das pessoas, correndo risco de desaparecem para sempre.

    Tomara que o livro inspire a outras localidades a registrarem suas celebrações, que são elementares para o fortalecimento da cultura e da identidade de cada lugar.

    Receba meu abraço amigo.

    Luiz Cruz

    Responder
  3. LuDiasBH Autor do post

    Luiz

    Parabenizo você e a Maria José Boaventura por tão importante obra. Não resta dúvida de que o livro “Memória e Tradições Populares” será um grande sucesso, assim como servirá de inspiração para que outros escritores registrem as tradições, da memória e da história de sua gente. Já me encontro curiosa para lê-lo, pois trata de um assunto pelo qual nutro uma grande curiosidade e admiração. Para vocês dois, pelo trabalho que nos oferta, tenho apenas uma palavra: fantásticos.

    Abraços,

    Lu

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *