Michelangelo – DAVI

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

dave        dave1

É certo que as partes da arquitetura têm relação com as partes do homem. Quem não sabe reproduzir a figura humana e não é especialista em anatomia também não entenderá de arquitetura. (Michelangelo)

O jovem artista ficou profundamente impressionado ante a vista de todas aquelas rochas de mármore de Carrara, as quais pareciam esperar pelo seu cinzel para se converterem em estátuas como jamais o mundo vira. ] …] Queria libertar as figuras do cerne das pedras, onde estavam adormecidas. (E.H. Gombrich)

A pedra marmórea, da qual Michelangelo fez nascer seu Davi, já havia sido fustigada por outros escultores, dentre eles Agostino de Duccio, que a abandonou por sentir-se incapaz de esculpi-la. Foi então que a Irmandade de Santa Maria del Fiore, dona do bloco de mármore,  repassou a Michelangelo a tarefa de dar vida ao herói hebreu, Davi, tomando Hércules como inspiração, para que se transformasse no símbolo das virtudes da cidade de Florença.

Outros escultores já haviam esculpido Davi, tais como Donatello e Verrochio, mas foi Michelangelo o responsável por uma das mais belas e perfeitas estátuas do jovem herói, considerada uma obra-prima da história da arte. Nas obras de Donatello e Verrochio, Davi é retratado sobre a cabeça decepada de Golias, ao contrário da obra de Michelangelo, esculpida como se ele estivesse a sondar o inimigo feroz, aguardando o momento certo para usar a sua funda contra ele.

O Davi de Michelangelo carrega um semblante franzido e olhos perscrutadores, misto de força e ira. Seu rosto não denota nenhum temor, confiante que está na sua vitória. Ao virar sua cabeça para a esquerda, a tensão ressalta os músculos do pescoço. Seu olhar firme, sobrancelhas contraídas e os lábios fechados mostram a máxima concentração em que se encontra. A tensão da mão esquerda, que se levanta até o ombro, e prende a funda com os dedos flexionados, mostra que ele está pronto para atirar a pedra contra o gigante. O braço direito está estendido ao longo do flanco, e a mão oculta em sua palma a pedra, que será atirada contra o inimigo. Maravilhosamente trabalhada, a mão direita mostra detalhes realistas: a unha do polegar, os nós dos dedos, as veias salientes e as articulações flexionadas do pulso (imagem menor). Os músculos abdominais também são magistralmente trabalhados.

Davi, com seu belo corpo nu de músculos e veias visíveis, foi chamado de o “gigante” pelo povo de Florença. E, embora sua pose seja ereta, concebida para a visão frontal, não há rigidez nela. O tronco tem uma ligeira inclinação, estando o ombro esquerdo um pouco mais alto do que o direito. O rosto do herói está emoldurado por cabelos cacheados e fartas sobrancelhas.

Após a expulsão dos Médici, a estátua de Davi transformou-se no símbolo da República, uma vez que a situação política de Florença era favorável aos republicanos. E, embora uma comissão de artistas famosos, entre os quais se encontravam Botticelli, Andrea della Rubbia e Leonardo da Vinci, tivesse estabelecido que ela fosse colocada na Piazza della Signoria, pois suas gigantescas dimensões tornavam inviável sua permanência num lugar fechado, foi necessária a sua transferência para a Galleria dell’Academia, em 1873, em razão da degradação do mármore. No seu lugar foi colocada uma réplica.

Curiosidade:

Davi, herói bíblico, é retratado por Michelangelo com impressionante realismo anatômico, sendo extraído de um único bloco de mármore. À época, a estátua teve que contar com um corpo de vigilância para protegê-la contra a raiva dos difamadores.

Ficha técnica:
Data: 1501 – 1504
Altura: 4,34 m
Material: mármore
Localização: Galleria della Academia. Florença, Itália

Fontes de pesquisa:
Gênios da Arte/ Girassol
Grandes Mestres da Pintura/ Coleção Folha
Grandes Mestres/ Abril Cultural
Renascimento/ Taschen
Tudo sobre Arte/ Sextante
1000 Obras da Pintura Europeia/ Könemann
Os Pintores mais Influentes/ Girassol
Arte em Detalhes/ Publifolha
Góticos e Renascentistas/ Abril Cultural

2 comentários sobre “Michelangelo – DAVI

  1. Rayssa

    Eu amei essa obra de arte, mas gostaria de saber qual foi a intenção de Michelangelo ao esculpir essa estátua?

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Raissa

      “Davi” foi uma escultura encomendada a Michelangelo por por Piero Soderini, primeiro chanceler da república de Florença.

      Obrigada por sua visita.
      Volte sempre.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *