Murillo – A SAGRADA FAMÍLIA COM PASSARINHO

Autoria de LuDiasBH

asafacopa

A composição A Sagrada Família com Passarinho é uma obra do pintor espanhol Bartolomé Esteban Murillo, que era um artista extremamente devoto. A pintura apresenta uma cena familiar, onde se encontram o Menino Jesus, a Virgem Maria e seu esposo José.

A Virgem, sentada num assento baixo, em segundo plano, à esquerda, está diante de seu tear, com o corpo de perfil, mas com o rosto voltado em direção ao  Menino Jesus, contemplando-o com alegria. À sua direita, no chão, encontra-se um cesto de junco com tecido e linha. Ela enrola um novelo de linha branca, também vista em volta do tosco tear de madeira. Sua casa é extremamente humilde.

José, em primeiro plano, sentado num banco de madeira, com o corpo ligeiramente voltado para a esquerda, traz o Menino Jesus recostado à sua perna direita, enquanto o observa a brincar. Em seu rosto há uma expressão de contentamento, sendo visto como um pai carinhoso e presente na vida do filho adotivo. Atrás dele está sua mesa de madeira. Sobre ela estão os instrumentos de seu ofício de carpinteiro.

O Menino Jesus, de pé entre Maria e José, encontra-se inteiramente vestido, mas tem os pezinhos descalços. Traz na mão direita, erguida para o alto, um passarinho, que dá título à obra. Ele brinca com um cãozinho branco que, sentado, levanta a patinha direita, como se quisesse pegar a pequenina ave. Todas as atenções estão voltadas para o Menino com sua vestimenta de cor esbranquiçada. É o personagem principal da cena.

O artista representa a cena sem dar qualquer dica da divindade dos personagens, que poderiam passar por uma família qualquer, no ambiente calmo de seu pobre lar. Vê-se que o pintor preferiu a simplicidade no intuito de aproximar a Sagrada Família do homem comum. Ele usou o efeito de luz e sombras (chiaroscuro) para modelar as figuras, dando-lhes relevo. A luz entra pelo lado esquerdo, só iluminando as figuras, enquanto deixa o resto da casa no escuro.

Ficha técnica
Ano: 1645/50
Técnica: óleo sobre painel
Dimensões: 144 x 188 cm
Localização: Museu do Prado, Madri, Espanha

 Fontes de pesquisa
Murillo/ Abril Cultural
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *