Nattier – MADAME DE CAUMARTIN COMO HEBE

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

O pintor francês Jean-Marc Nattier (1685 – 1766), filho do pintor Marc Nattier, teve seu pai como primeiro mestre. Presume-se que tenha sido aluno de Jean Jouvenet. Posteriormente veio a trabalhar com o pai, copiando os dois pinturas de antigos mestres. Trabalhou na Academia de Paris como pintor de história. Embora tenha trabalhado com pinturas históricas, sua fama deveu-se à criação de retratos da sociedade francesa da época.

A composição intitulada Madame Caumartin como Hebe é uma obra do pintor que, como dito acima, destacou-se muito no gênero do retrato.  Ao apresentar o modelo retratado como se fora uma figura mitológica, o artista, assim como Étienne-Maurice Falconet fez na escultura, acabou por criar uma espécie de retrato alegórico.

Na composição, a jovem mulher é apresentada como sendo Hebe, deusa grega da eterna juventude, filha dos deuses Hera e Zeus, consagrada aos trabalhos domésticos, sendo, portanto, retratada com uma jarra de vinho e uma tigela. Ela parece estar sentada num sofá de nuvens. Este quadro gozou de grande popularidade no século XVIII, tendo sido pintado em outras versões, para os clientes ricos do artista.

A mulher, com suas bochechas rosadas, encontra-se sentada de frente para o observador, como se o encarasse. Traja um vestido branco decotado que deixa sua pele alva à vista. Uma flor amarela encima o laço, enquanto um cinto de pérolas marca a cintura. Sobre o vestido ela usa um volumoso manto azul-esverdeado. Seu cabelo dourado, em formato de um longo cacho, cai-lhe pelo ombro direito.  Um arranjo de pérolas e flores ornamenta-lhe a cabeça. À sua esquerda repousa uma águia com as asas levantadas.

Ficha técnica
Ano: 1764
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 102,5 x 81,5 cm
Localização: Galeria Nacional de Art, Washington, EUA

Fontes de pesquisa:
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *