Autoria do Dr. Telmo Diniz
Inúmeros fatores afetam a qualidade da vida moderna, de forma que a população deve se conscientizar da importância de alimentos contendo substâncias que auxiliam na promoção da saúde, trazendo com isso uma melhora no estado nutricional.
A incidência de morte devido a acidentes cardiovasculares, câncer, arteriosclerose, doenças do fígado, dentre outros, pode ser minimizada por meio de bons hábitos alimentares.
Um alimento funcional é aquele que, se consumido como parte da dieta, irá produzir benefícios específicos à saúde. As substâncias biologicamente ativas encontradas nos alimentos funcionais podem ser classificadas em grupos tais como:
- probióticos e prebióticos,
- alimentos sulfurados e nitrogenados,
- pigmentos e vitaminas, compostos fenólicos,
- ácidos graxos poli-insaturados
- e fibras.
Nossa atual alimentação do tipo ocidental é rica em alimentos processados, ou seja, alimentos de que, durante sua produção, foram retirados boa parte dos nutrientes. Normalmente são produtos de sabor agradável, porém pobres do ponto de vista nutricional. Dois bons exemplos são os açúcares refinados e o arroz branco comum; são alimentos com alto teor de carboidratos, mas com poucos constituintes nutricionais.
Os alimentos funcionais, por sua vez, têm características totalmente opostas, ou seja, são consumidos geralmente “in natura” e possuem altos teores de substâncias biologicamente ativas. Em outras palavras, uma alimentação funcional garante melhor saúde, prevenção e tratamento contra diversas doenças.
É importante entender que um alimento funcional só tem função benéfica se consumido regularmente. É como se fosse uma dose de um “remédio natural”. Para que o leitor compreenda melhor, vamos citar como exemplo o chamado “paradoxo francês”. Os franceses e os americanos têm em comum uma alimentação bastante gordurosa, porém, os franceses têm índices de infarto bem inferiores. Uma das explicações seria o fato do hábito francês de consumir diariamente vinho tinto, alimento funcional que é rico em resveratrol, substância que sabidamente faz bem ao sistema cardiovascular.
Alguns alimentos funcionais:
- alho e cebola (reduzem a pressão arterial e o colesterol);
- extrato de tomate (preventivo de vários cânceres, em especial o de próstata);
- repolho, couve e brócolis (possuem poderosas substâncias anti-câncer);
- frutas cítricas (ricas em antioxidantes, que combatem os radicai livres);
- romã (boa para o coração);
- soja (boa para as mamas, na fase da menopausa, protetor do intestino e próstata);
- chá verde (possui inúmeros benefícios);
- cereais em geral (contém fibras para um intestino saudável);
- suco de uva e vinho tinto;
- peixes (ricos em ômega 3).
Estes são apenas alguns exemplos, pois o tema é bastante abrangente. O importante é que tenhamos em mente que uma alimentação saudável é base de sustentáculo para uma saúde perfeita. Nosso remédio está em nossa despensa e não nas prateleiras das farmácias.
(*) Imagem copiada de www.dietaebeleza.com
Views: 1
Lu Dias
Estas matérias do Dr. Telmo funcionam como neurolinguística, quanto mais lemos, mais praticaremos a boa saúde….
Parabéns por dedicar uma parte do blog à vida saudável.
Abração
Mário Mendonça