OS ALGARISMOS NA DECORAÇÃO E NA ARTE
Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de Fabio Contissa


A arte está na capacidade de fazer com que todos consigam ter um olhar diferente sobre qualquer coisa em seu cotidiano. Algo banal pode se tornar artístico, dependendo do contexto em que se encontre inserido. Podemos tomar como exemplo as latas de sopa, mictórios, flores e até mesmo números usados artisticamente. Não é preciso ter uma obra de arte cara para decorar seu espaço.

Saiba que você também tem os seus números da sorte, mas será que já pensou neles como elementos artísticos, como decoração, além de – é claro – amuletos da sorte para escolher endereço, placas de carro ou apostas lotéricas? Pois saiba que muita gente trabalha com isso e as opções são incontáveis.

Há diversas maneiras de utilizar os algarismos artisticamente, seja com colagens, com mosaicos de placas ou números estilizados que imitem CEPs, por exemplo. A criatividade pode formar obras de arte que se transformam em maravilhosos elementos decorativos. Moda e decoração utilitária podem estar juntos! Sair do lugar comum é sempre uma ótima opção, você terá um elemento fashion e a cultura pop estará presente, seja em casa ou na rua.

O guitarrista da renomada banda irlandesa U2 adorava utilizar camisetas cuja estampa tinha alguns números. Ele fazia piadas sobre o assunto, dizendo que só sabia o significado delas quando diziam a ele. Por sua vez, o pintor espanhol Salvador Dali utilizou numerais em alguns de seus quadros, como em sua famosa obra intitulada “Persistência da Memória”, onde ele apresenta seus conhecidos relógios derretidos, um dos mais conhecidos símbolos do surrealismo. Todos os relógios estão marcando horas diferenciadas, como se o tempo não existisse, mas os números ali estão para lembrá-lo.

Outro estilo artístico que usa e abusa dos algarismos é a pop art. Vários representantes deste movimento incluíram representações coloridas e fora do antigo padrão dos numerais em suas obras, principalmente os norte-americanos Andy Wahol, o maior nome do movimento de pop art, assim como  Jasper Johns, um dos mais importantes pioneiro da pop art e que começou pintando objetos comuns como bandeiras, mapas e algarismos.

Como o leitor pode deduzir, não faltam opções para tornar sua casa e o espaço onde trabalha diferentes, criativos e lúdicos e, sobretudo, mais modernos. Basta saber onde colocar alguma solução inusitada, uma pitada de bom gosto. Decoração pode ser um passatempo muito divertido. Muitas pessoas têm ideias incríveis em relação ao uso dos números na decoração, bastando apenas colocar mãos à obra.

8 comentários sobre “OS ALGARISMOS NA DECORAÇÃO E NA ARTE

  1. Guilherme

    Lu

    Seu site é excelente, parabéns pelo trabalho conteúdo. Conhecimento e cultura nunca são demais e ter onde buscá-los e achá-los é gratificante!

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Guilherme

      Muito obrigada! Você é muito generoso. Será sempre um prazer recebê-lo neste espaço.

      Abraços,

      Lu

      Responder
  2. Celina Telma Hohmann

    Lu
    Por vezes não damos valor aos números. São só números! Mas na existência e em tudo que nos rodeia, os bonitinhos têm significados incríveis que nem de longe imaginamos. Ciência? Também, mas tanto por trás que o Cosmo deve rir da nossa cara de tontos quando percebe o quão pouco conhecemos desse mistério que não é criado só para somar ou subtrair. Há mais, muito mais e ficamos deixando de lado. Por que eu nasci no dia tal, às horas tais e no ano tal? E a simbologia do 7? 13? Meros acasos? Creio que não! E lá vamos nós, na humilde condição de humanos, pouco percebendo do quanto podemos extrair (número outra vez) de símbolos que ensinam, dão resultados exatos e por eles e com eles chegamos à grandes construções.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Miss Celi

      Os números são o feijão com arroz de nossa vida, presentes em todos os momentos. Como você cita, existe um universo de simbologia por trás deles. Os chineses estão aí para não nos deixarem mentir. Ainda quero escrever um artigo sobre tal assunto.

      Abraços,

      Lu

      Responder
  3. Matê

    A matemática é ciência exata. Mas os números encerram alguns mistérios e desafios. E as loterias, os sorteios?

    Abraços

    Matê

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Matê

      O mais incrível é que arte e matemática estão intrinsecamente ligadas. Antes de fazerem sua criação, os artistas usavam a matemática no traçado da tela.

      Abraços,

      Lu

      Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Rosa

      Coisas fantásticas podem ser feitas com os números, esses nossos companheiros do cotidiano.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *