Petrus Christus – RETRATO DE UMA JOVEM DAMA

Autoria de LuDiasBH

reujoda
A composição denominada Retrato de uma Jovem Dama é uma obra do pintor flamengo Petrus Christus, muito comentada por seu fino acabamento. Trata-se de uma obra que trouxe avanços no estilo do pintor e também para a pintura holandesa de retratos.

A jovem é representada graciosamente dentro de um pequeno espaço retangular, à frente de uma parede apainelada (parecida com um painel). Possui um rosto oval, com uma testa alongada, olhos com traços asiáticos e pele pálida. Seu olhar intrigante é proveniente de seus olhos em desalinho e sobrancelhas um pouco inclinadas. Sua boca é altiva. Ela olha obliquamente para o observador e, embora pareça tímida, mostra-se confiante. Veste trajes ricos, típicos da moda da época. A gola branca de sua roupa forma um triângulo invertido. Seu cabelo está cuidadosamente embutido dentro de um chapéu preto, preso por um laço que lhe contorna- o pescoço fino, onde se destaca um belíssimo colcar com três voltas.

O quadro é dividido ao meio pelas linhas horizontais dos lambris na parede castanho-escura. Nele podem ser observadas influências dos pintores Jan van Eyck e Rogier van der Weyden. Infelizmente, a obra apresenta inúmeras rachaduras.

Ficha técnica:
Ano: c. 1465- 1470
Técnica: pintura á óleo
Dimensões: 29 x 22,5 cm
Localização: Gemäldegalerie, Berlim, Alemanha

Fontes de pesquisa
1000 obras-primas da pintura europeia/ Editora Könemann
https://en.wikipedia.org/wiki/Portrait_of_a_Young_Girl_(Christus)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *