Picasso – TRÊS MULHERES NA FONTE

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

tremu

A composição denominada Três Mulheres na Fonte é uma obra neoclássica do pintor espanhol Pablo Picasso. O artista mostra em sua tela três mulheres reunidas em volta de uma fonte, com seus vestidos decotados, com saias pregueadas que remetem à arquitetura clássica, acompanhadas dos respectivos cântaros de barro.

Uma delas, sentada de lado sobre uma pedra, segurando a alça do jarro que está a encher, provavelmente o seu, dirige o olhar para a colega de frente. Seu decote, embora acentuado, cobre seus seios. Seu cabelo encontra-se preso num coque.

A segunda delas, de pé, segura na mão direita um pequeno vaso pela alça, e outro na esquerda. Seu vestido, similar ao das duas outras, tem uma das alças despencadas sobre o braço direito, mostrando o seio do mesmo lado. Seu olhar parece distante. Seu cabelo também se encontra preso.

Da terceira mulher, recostada na rocha, é vista apenas a parte superior do corpo. Tem os cabelos longos e soltos a cair-lhe pelas costas. Seu vestido traz as duas alças caídas. A alça direita desce sobre o braço, e a esquerda sobre a pedra, deixando à vista os dois seios, estando o esquerdo meio encoberto por seu braço. A mão direita, estendida, está acima da água que cai no cântaro, enquanto a esquerda apoia seu rosto. Um vaso encontra-se à sua esquerda, provavelmente o seu.

As mãos das três volumosas mulheres centralizam-se na tela. As figuras possuem traços fisionômicos avantajados, mas bocas diminutas. Elas se inserem perfeitamente no meio em que se encontram, como esculturas monumentais, pesadas e sem elegância, mas belas.

Ficha técnica
Ano: 1921
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 204 x 174 cm
Localização: Museu de Arte Moderna, Nova Yorque, EUA

Fontes de pesquisa
Picasso/ Cosac e Naify
http://www.pablopicasso.org/three-women

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *