Piero di Cosimo – PERSEU SALVANDO ANDRÓMEDA

Autoria de LuDiasBH

persaland

A composição denominada Perseu Salvando Andrômeda é uma obra do pintor italiano Piero de Cosimo, responsável por várias narrativas mitológicas.

Na pintura acima, o artista representa a cena em que Perseu, filho de Júpiter (Zeus) salva a princesa Andrômeda, oferecida ao terrível dragão por seu pai, o rei Cefeu, para ser devorada, com o intuito de agradar as divindades, que se sentiram ofendidas com sua orgulhosa esposa Cassiopeia, que se achava melhor do que qualquer um deles.

Muitas pessoas estão presentes no local, mas recusam-se a olhar para o herói que tenta decepar a cabeça do monstro marinho. Perseu é visto em dois momentos: nos ares, em direção à fera, e sobre seu dorso. Ele traz asas nos pés.

Andrômeda jaz amarrada no tronco de uma árvore cortada, usando vestes brancas, temerosa de que o herói possa ser vencido. Mais acima dela, um casal de camponeses mostra-se amedrontado com o que pode acontecer. Deitada no chão, à esquerda, de costas para a cena, a mãe da princesa lamenta a sorte de sua jovem filha. Outros personagens viram o rosto, apavorados. À direita, dois músicos com seus instrumentos e mulheres com galhos de oliveira, aguardam a vitória do herói para comemorar, embora também não fitem a luta.

O castelo do rei Ceifeu encontra-se no alto, à esquerda, e a cidade à direita.

Ficha técnica
Ano: c. 1515
Técnica: óleo sobre madeira
Dimensões: 71 x 123 cm
Localização: Galleria degli Uffizi, Florença, Itália

Fontes de pesquisa
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann
Mitologia/ Thomas Bulfinch
Mitologia/ LM

2 comentários sobre “Piero di Cosimo – PERSEU SALVANDO ANDRÓMEDA

  1. Adevaldo Rodrigues

    Lu,
    Nas últimas semanas você nos brindou com ótimos comentários sobre pinturas de obras mitológicas. Além de fornecerem conhecimentos sobre a composição das pinturas, podem permitir interpretações de filmes que tem como tema a mitologia grega.

    Parabéns pelas publicações e obrigado,

    Devas

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Devas

      Eu sempre gostei muito da mitologia greco-romana. Em razão disso, criei duas novas categorias: MITOS e PINTURAS MITOLÓGICAS. Sou eu quem lhe agradece pela presença e comentário.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *